Matérias - 02/10/2016 | 20h36m
FBG forma alunos em cursos profissionalizantes
Volta Redonda
Cerca de 1,1 mil alunos da Fundação Beatriz Gama (FBG) participaram da cerimônia de formatura dos cursos de Informática, mecânica de autos, eventos, lanternagem de autos, culinária alternativa, padeiro e confeiteiro, corte e costura, barbeiro, cabeleireiro, depilação, estética corporal, mangá, manicure e maquiagem.
O evento aconteceu na quadra de esportes da fundação com a participação dos familiares dos formandos e a mesa de abertura contou com a presença do diretor pedagógico e social da FBG, Paulo Guerra, do diretor do Criaad (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente), Wesley de Freitas, do chefe de Gabinete da FBG, Ênio Baptista, e do presidente da fundação, Vitor Hugo de Oliveira.
“A fundação tenta dar a essas pessoas uma oportunidade para que elas cresçam, consigam com esse pouquinho que a gente passou para cada um, mudar a vida delas. A gente vem ano a ano criando novos cursos, adaptando nossos cursos. Queremos que no dia a dia os alunos venham e consigam levar alguma coisa para vida futura deles”, disse Vitor Hugo.
Todos formandos receberam os certificados e segundo o presidente da FBG estão prontos para encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho.
“Com mais esta formatura formamos e capacitamos mais de 16 mil alunos. Uma média de mil alunos por ano”, destacou Vitor Hugo.
A realização de cursos para comunidade acontece desde o ano de 2000. Participam dos treinamentos alunos com idades entre 12 anos e 60 anos, de acordo com a coordenadora dos cursos, Vera Casali. “Nós também disponibilizamos um ônibus para transportar os alunos, facilitando e motivando-os a frequentarem as aulas”, disse a coordenadora, lembrando que os cursos foram realizados na sede da FBG e nos polos que ficam nos bairros Padre Josimo, Santa Cruz, Santo Agostinho, Volta Grande, São Sebastião, Coqueiros, Mariana Torres e na sede do Degase, no bairro Roma e do Criad, na Vila Mury.
FUNDAÇÃO - A FBG é uma instituição da prefeitura criada nos anos 60 para servir de abrigo a crianças e adolescentes em situação de risco social e que atualmente vem promovendo um trabalho inovador com a integração de jovens à sociedade em projetos transformadores, mudando para melhor a realidade desses jovens.
Além dos cursos de qualificação, a FBG desenvolve outros projetos como Escolinhas Esportivas, FBG na Comunidade, Programa Educando Adolescente Assistido - Meu primeiro Emprego, Geração de Renda - Formando Profissionais, entre outros.