Matérias - 10/10/2016 | 08h14m
Nico Rosberg vence GP do Japão
Suzuka
O piloto alemão da Mercedes, Nico Rosberg, marcou sua nona vitória da temporada no Grande Prêmio do Japão, em outro dia difícil para seu companheiro de equipe.
Enquanto Rosberg manteve a liderança no início, seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, fez uma largada ruim e caiu para oitavo. Ele passou o resto da corrida batalhando por seu caminho de volta e quando receberam a bandeira quadriculada, ele ainda tentava arrancar o segundo lugar de Max Verstappen, da Red Bull.
Rosberg abriu uma vantagem de 33 pontos sobre Hamilton no campeonato. Isso significa que ele agora pode terminar em segundo para seu companheiro de equipe em todas corridas restantes e mesmo assim conquistar o título.
Talvez a única esperança de Hamilton é que Rosberg tenha finalmente algum problema mecânico nas quatro corridas restantes, enquanto o britânico não tenha e vença.
As duas Ferraris completaram os cinco primeiros, Sebastian Vettel à frente de Kimi Raikkonen, que passou Daniel Ricciardo em seu pit stop final. O australiano da Red Bull foi prejudicado em seu último pit stop.
A dupla da Force India chegou à frente dos dois pilotos da Williams, reforçando sua permanência no quarto lugar no campeonato de construtores. Ambos pilotos da Williams fizeram estratégias de uma parada tendo iniciado fora do top 10. Nenhum dos pilotos Haas marcou pontos, apesar de ambos terem largado no top 10, embora Romain Grosjean tenha terminado a um décimo de Valtteri Bottas, que foi P10.
Os 22 carros terminaram a corrida e a Mercedes tornou-se tricampeã mundial de Construtores de 2016.
Resultado do GP:
1º Nico Rosberg - Mercedes
2º Max Verstappen - Red Bull/Renault
3º Lewis Hamilton - Mercedes
4º Sebastian Vettel - Ferrari
5º Kimi Raikkonen - Ferrari
6º Daniel Ricciardo - Red Bull/Renault
7º Sergio Perez - Force India/Mercedes
8º Nico Hulkenberg - Force India/Mercedes
9º Felipe Massa - Williams/Mercedes
10º Valtteri Bottas- Williams/Mercedes
11º Romain Grosjean - Haas/Ferrari
12º Jolyon Palmer - Renault
13º Daniil Kvyat - Toro Rosso/Ferrari
14º Kevin Magnussen - Renault
15º Marcus Ericsson - Sauber/Ferrari
16º Fernando Alonso - McLaren/Honda
17º Carlos Sainz - Toro Rosso/Ferrari
18º Jenson Button - McLaren/Honda
19º Felipe Nasr - Sauber/Ferrari
20º Esteban Gutierrez - Haas/Ferrari
21º Esteban Ocon - Manor/Mercedes
22º Pascal Wehrlein - Manor/Mercedes