Sexta-feira, 22 de agosto de 2025 | 13:01

Angra dos Reis - 19/10/2016 | 07h48m

Turisangra acompanha investimentos da Ampla

Angra dos Reis
Na condição de coordenadora do Grupo de Trabalho da Ilha Grande (GT), a Fundação de Turismo de Angra dos Reis está acompanhando com regularidade os investimentos da concessionária Ampla na melhoria da oferta de energia na região.

A empresa, que integra a multinacional de energia Enel, está executando algumas ações importantes na rede elétrica do município. Entre as melhorias, estão a instalação de mais um cabo submarino para interligar o sistema elétrico de distribuição de energia do continente à Ilha Grande. O novo cabo ligará a Ponta do Gambelo à Ponta do Funil, na Ilha, e atuará como reforço para a rede elétrica local, melhorando o fornecimento para todos clientes da Ilha.

Há alguns dias, o presidente da TurisAngra, Klauber Valente, reuniu-se com representantes da concessionária e também da empresa contratada para obra de lançamento e ligação do novo cabo e avaliou o andamento do cronograma. Até agora, tudo segue como combinado entre a fundação e o GT da Ilha Grande no encontro realizado em julho deste ano. As obras foram iniciadas na segunda quinzena de agosto e estão a cargo da empresa Lestcon. O cabo submarino foi lançado e deverá ser soterrado no solo submarino até o final de novembro.

O novo cabo submarino pretende ser o fim das interrupções de energia causadas por rompimento. Como ele ficará soterrado a mais de um metro e meio de profundidade, o risco de ser arrebentado será muito menor. Além disso, os dois cabos atuais serão mantidos como reserva. Esta é uma batalha de anos da comunidade da Ilha Grande e da prefeita Conceição, e uma melhoria significativa para os moradores, em especial para atividade turística, especialmente na Vila do Abraão - informou Klauber Valente.

Somente com a obra de lançamento do novo cabo, a Ampla está investindo cerca de R$ 22 milhões. Para melhorias em outras áreas da Ilha, além do Abraão, estão sendo instalados geradores de reserva no Provetá e na Vila Dois Rios, além de troca de cabos e podas numa rede de até 2,5 km na chamada “linha Sul”, que leva energia até Araçatiba e Provetá.

A distribuidora também está realizando a substituição de cerca de 40 km de fiação comum por cabeamentos isolados e instalando 2,6 km de rede elétrica nova. Equipamentos telecomandados, que permitem que a distribuidora identifique e isole de forma remota e mais ágil falhas ocorridas na rede, também estão sendo instalados pela Ampla na cidade.

Na área do continente, a Ampla está instalando novos componentes na rede elétrica, como isoladores e para-raios e instalando uma nova subestação de energia em Itaorna, na região do Frade, com capacidade de 15 MVA, possibilitando a conexão de mais clientes à rede elétrica e o aumento da carga dos clientes da região.