Domingo, 24 de agosto de 2025 | 11:33

Matérias - 25/11/2016 | 08h08m

Caminhada lembra Outubro Rosa e Novembro Azul

Volta Redonda
A Secretaria Municipal de Saúde reuniu cerca de 150 pessoas para caminhada com slogan “A Saúde na Luta contra o Câncer Ginecológico, de Mama e de Próstata”. O evento é parte das atividades em alusão às Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, cujo tema e “Homens e Mulheres é tempo de se cuidar”. A atividade despertou a atenção da comunidade que buscou orientações sobre formas de se prevenir contra estas doenças.

“Penso que nosso objetivo tenha sido atingido, pois fomos abordados por diversas pessoas com perguntas sobre estas doenças e como se prevenir contra o câncer de mama e próstata”, ressaltou a funcionária da SMS/VR Ed Amaral, lembrando que o evento contou com a participação de homens e mulheres.

A Caminhada “A Saúde na Luta contra o Câncer Ginecológico, de Mama e de Próstata”, teve início na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho e percorreu diversas ruas do Aterrado, terminando na Praça Mário Ferreira Neto, no Jardim Paraíba, ao lado da sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde.

As Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul convidam o público masculino e feminino a visitar uma unidade de saúde para exames de rotinas e prevenção às doenças, em especial ao Câncer Ginecológico, de Mama e de Próstata.

O funcionário da SMS/VR, Demerson Novaes, também chamou a atenção para importância da caminhada, principalmente para os homens que não priorizam a prevenção ao câncer de próstata. “Estes eventos são ótimos porque chamam a atenção da população e ajudam a conscientizar sobre a importância da prevenção às estas doenças”, concluiu Novaes.

Além de funcionários da SMS/VR participaram desse evento servidores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Ação Comunitária e Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, membros da comunidade do Conselho Municipal de Saúde, entre outros.

AÇÕES - Ainda em comemoração ao Outubro Rosa e Novembro Azul, sábado, 26, será o Dia D contra Câncer Ginecológico, de Mama e de Próstata. Neste dia, todas as Unidades de Saúde estarão abertas para atendimentos ao público alvo da campanha homens de diversas idades e mulheres com idades entre 25 a 65 anos. Para o público feminino serão ofertados os exames necessários.

A estimativa da SMS é de realizar 3.000 mamografias e 6.000 preventivos. Para o público masculino será ofertada consultas individuais e orientações sobre a prevenção ao câncer de próstata. Na UBSF Siderlândia, durante o dia ocorrerão ainda duas palestras - uma pela manhã e outra à tarde - com o médico generalista Yoelson Isacc, que abordará a importância da prevenção às doenças.

A unidade realizará ainda atividades de ação social como corte de cabelo e barba. Serão ofertados ainda exames de glicemia capilar, avaliação odontológica, aferição de pressão arterial, além de consultas individuais.

A UBSF Siderlândia atende um público estimado de 11 mil pessoas, sendo pelo menos 600 consultas/mês destinadas ao público masculino e outras 800/mês ao público feminino. Segundo o gerente da unidade, Juliano Exposito, as maiores queixas são de casos de hipertensão arterial e diabetes.