Matérias - 30/11/2016 | 04h53m
Proerd forma turma em Pinheiral
Pinheiral
O juramento feito por 98 alunos do 5º ano das Escolas Municipais Rosa Guedes, Manoel Teixeira e Professora Domingas Alves Ferreira feito na manhã de terça-feira, 29, marcou a formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), no auditório do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira.
O Proerd é um programa do Governo Federal administrado com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e que, no município, teve parceria da prefeitura, através da secretaria de Educação e a Polícia Militar. Na ocasião, jovens receberam certificado, oficializando o compromisso de serem multiplicadores dos ideais do programa.
O subtenente da Polícia Militar, Davi Santana, destacou o orgulho em ver a semente plantada. "Agora depende das famílias estarem regando. Sentimos muito orgulho, pois temos muita confiança em cada um de vocês. Que compartilhem com a gente, a construção de uma sociedade mais justa, mais segura e sobretudo, livre das consequências do abuso de drogas", disse também como pai de uma jovem de 14 anos. "Não estou satisfeito com nossa realidade. Precisamos de resgate de valores. Devemos nos preocupar mais uns com os outros. Deixar a tecnologia um pouco de lado e olhar mais nos olhos."
A secretária de Educação, Cleonice Pires disse, que a cerimônia foi um momento de grande reflexão. "Força e resistência para dizer não às drogas. Com certeza esse dia vai fazer parte da história de vocês", disse aos formandos.
Quem também prestigiou o evento foi o prefeito José Arimathéa Oliveira. Ele falou das obrigações e das dificuldades da administração pública e ressaltou que “se não fosse o empenho de uma equipe compromissada, o município não teria vitórias como a de hoje”. "Fica o desafio às escolas para que deem continuidade a este importante programa e aos pais para que fortaleçam cada vez mais esta caminhada contra as drogas" - frisou.
Bastante homenageada pelas professoras e pelos alunos pelo auxílio em situações de conflito onde sua calma e dedicação foram fundamentais, a cabo Flávia disse da alegria e entusiasmo em ver tantas famílias envolvidas no projeto: "Que vocês saibam desviar desse caminho que pode deixar consequências negativas em suas vidas" - lembrou.
As diretoras das unidades, Neyde Aparecida, Mauricéa Reis e Joelma Alvernaz participaram do evento e destacaram a eficiência do programa que, comprovada por pesquisas realizadas no mundo inteiro por órgãos de renome, promove importante elo entre a escola, a polícia e as famílias.
Outro momento de destaque do evento foi a apresentação das redações feitas por alunos que demonstraram avaliação do conteúdo aprendido. "Aprendi com o Proerd muitas coisas sobre as drogas. Aprendi também que devemos ter forças para resistir a elas e à violência. Você sempre tem que tomar suas decisões com ajuda dos quatros passos do Modelo de Tomada de Decisão do Proerd: defina, analise, apure e avalie. Assim saberá as consequências que você quer pra sua vida e poderá fazer escolhas responsáveis. Eu recomendo o Proerd para todo mundo!", citou Letícia de Souza, aluna da Escola Municipal Professora Domingas Alves Ferreira, aplaudida pelo público.
O Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas tem como objetivo, prevenir o uso de entorpecentes entre jovens. O projeto tem como base o DARE (Drug Abuse Resistance Education), implantado em 1983 em Los Angeles (EUA). Hoje estendido aos 50 estados americanos e mais de 40 países.
O Proerd é um programa educativo, preventivo e estratégico composto por 17 lições ministradas a crianças de nove a 12 anos durante um semestre letivo com uma aula semanal. No conteúdo, reforço da autoestima, lidar com as tensões, resistir às pressões dos colegas e desenvolver a civilidade.