Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | 20:41

Angra dos Reis - 05/12/2016 | 07h05m

Angra recebe título de “Capital da Sardinha”

Angra dos Reis
O município foi agraciado pelo Governo do Estado com o título, mais que adequado, de “Capital da Sardinha”. A novidade foi publicada no Diário Oficial, através da Lei de número 7485, deixando a população angrense e o poder público orgulhosos deste reconhecimento à atividade pesqueira na cidade.

O projeto é de autoria do deputado estadual Paulo Ramos, lançado em 2015, sob a justificativa de que Angra detém quase 50% da produção nacional de sardinha, além de possuir um importante terminal petrolífero, o Tebig, que movimenta grandes quantidades de petróleo e posiciona o porto do município como um dos mais movimentados do país.

O secretário de Pesca e Aquicultura, Júlio Magno, que desde o início do governo trabalha firme para manter a seriedade e a valorização do setor pesqueiro, recebeu essa decisão com muita satisfação e parabeniza a todos pescadores e armadores da região. Ele também acredita que, com esse título, o setor pesqueiro está suscetível a receber muito mais investimentos.

- Podemos afirmar agora que foi feita justiça ao nosso município, que historicamente, sempre foi um grande produtor de sardinha. Destaco minha felicitação aos trabalhadores de pesca, que mesmo diante de todas dificuldades encontradas mantiveram-se firmes, acreditando sempre no crescimento desse setor. Agora, creio que esse título poderá atrair mais investidores no setor pesqueiro - registra Magno.

O secretário afirma ainda, que a prefeitura, além de ser a única do Estado a manter uma Secretaria de Pesca, é também a única que ainda trabalha na produção da estatística pesqueira, que registrou nos últimos quatro anos, mais de 117 mil toneladas de produção de sardinha.