Resende - 09/12/2016 | 09h59m
Resende decreta ponto facultativo nas repartições
Resende
Em razão do decreto número 9755/2016, assinado pelo prefeito José Rechuan (PP), as repartições públicas municipais não funcionarão quinta e sexta-feira, dias 8 e 9. O ponto facultativo determinado para essas datas ocorre devido ao dia consagrado à padroeira, Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro).
O mesmo decreto estabelece que, no caso dos serviços considerados essenciais, haverá servidores de plantão durante 24 horas para atender as chamadas de emergência. Saiba o esquema de funcionamento destes setores durante essa parada prolongada, incluindo sábado e domingo, dias 10 e 11 de dezembro.
SAÚDE - Onze médicos, sendo três clínicos gerais, dois ortopedistas, dois cirurgiões, dois pediatras, um intensivista e um anestesiologista, formarão a equipe de plantão no Hospital de Emergência, em cada turno de 24 horas. A direção da unidade informou ainda que outros médicos ficarão de sobreaviso, nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular e neurologia, entre outras.
Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Grande Alegria, em cada turno de 12 horas, haverá três clínicos gerais e dois pediatras de prontidão (período diurno). À noite, o quadro de plantonistas será formado por dois clínicos gerais e um pediatra. O pronto socorro da Santa Casa terá um clínico geral de plantão a cada plantão, assim como o pronto atendimento do Paraíso.
TRÂNSITO - Os trechos mais movimentados do sistema viário do Município terão a vigilância da Guarda Municipal sendo realizada normalmente. Duas equipes da corporação, formadas por sete agentes cada uma, atuarão no trânsito, em dois turnos, uma de 7 às 13 horas e a outra de 13 às 19 horas.
Os guardas contarão ainda com apoio de uma viatura e duas motocicletas, segundo o monitor operacional de trânsito, Rokly Lany Alves de Carvalho. Ele explica também que haverá guardas de prontidão nas repartições públicas municipais.
DEFESA CIVIL - A Defesa Civil do Município está trabalhando em regime especial de prontidão desde o começo de outubro. Esse esquema de prontidão vai até março de 2017. Isso porque, entre outubro e março, as chuvas fortes costumam ocorrer com mais intensidade. O coordenador da Defesa Civil do Município informa que há previsão de chuvas para os próximos dias.
- A informação é que pode chover cem milímetros por dia, na sexta-feira, no sábado e domingo. Se realmente houver essa quantidade de chuva em cada um dos três dias, possivelmente não teremos problemas. Agora, se o volume de água previsto para os três dias, ou seja, 300 milímetros, ocorrer num só dia, a possibilidade de transtornos maiores existe - disse o coordenador da Defesa Civil, Atanagildo Oliveira Alves, lembrando que as chamadas de emergência deverão ser realizadas através do número 199 (ligação gratuita e que funciona 24 horas).
LIMPEZA URBANA E RECOLHIMENTO DE LIXO - Segundo a Secretaria de Serviços Públicos do Município, os trabalhos de capina, roçada, pintura de meio-fio e retirada de entulho não param durante os feriados prolongados das repartições municipais. Há casos de equipes de limpeza urbana que atuam inclusive aos sábados. O recolhimento de lixo domiciliar também funcionará de acordo com o cronograma normal.