Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | 17:39

Matérias - 16/12/2016 | 09h05m

Mario Esteves busca recursos em Brasília

Barra do Piraí
Após ser diplomado, o prefeito Mario Esteves (PRB) viajou a Brasília onde se reuniu com o senador Eduardo Lopes (PRB). Na pauta, o objetivo de obter recursos na ordem de R$ 20 milhões para quitar dívidas da Santa Casa. O futuro chefe do Executivo afirmou que a ajuda ainda será oferecida à irmandade que administra o hospital e que o parlamentar assumiu o compromisso de lutar para conseguir a verba via governo federal. É a segunda vez que o republicano brasileiro vai ao Congresso desde que foi eleito.

Mario Esteves disse que precisa se reunir com os responsáveis pela Santa Casa para saber qual é  a situação econômica da instituição, que é o principal hospital da cidade. Na conversa com Eduardo Lopes, ficou acordado que senador e prefeito trabalharão para viabilizar o montante, seja através da Caixa Econômica Federal ou até do fundo do Ministério da Saúde.

“Retornando ao município, vou agendar para os próximos dias uma reunião com a irmandade que administra o hospital. Quero me inteirar de tudo, saber de detalhes, dos motivos por trás das dívidas, enfim, do que está acontecendo no caixa da Santa Casa. Depois disso, vamos costurar essa ajuda e montar um modelo de gestão compartilhada, que possibilite recuperar e o mais importante, manter o equilíbrio financeiro da unidade, que é fundamental para população”, afirmou o prefeito.

A Santa Casa vem atravessando uma grave crise financeira e essa não é a primeira de sua história. Como se sabe, a prefeitura destina mensalmente uma verba para o hospital, onde funciona o Polo de Emergência, que pertence ao governo municipal é a única porta de entrada para os casos de urgência na cidade. Mario Esteves garantiu que está empenhado em fazer o que for possível para ajudar a Santa Casa e conseguir pelo menos os R$ 20 milhões, contando ainda com Eduardo Lopes.

“Embora não seja uma instituição de propriedade da prefeitura, a Santa Casa pode ser considerada parte fundamental da estrutura da saúde públic. A melhoria na qualidade do atendimento e dos serviços prestados à população passa necessariamente pela recuperação financeira do hospital. Por isso, tenho certeza de que unidos conseguiremos reaver as certidões da entidade, pagar os funcionários e cuidar melhor da vida das pessoas”, finalizou o prefeito.