Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | 13:15

Angra dos Reis - 07/01/2017 | 15h19m

Angra dos Reis comemora 515 anos

Angra dos Reis
O município comemorou sexta-feira, 6, 515 anos de descobrimento e as festividades de comemoração, começaram quinta-feira, 5, com atividades esportivas, apresentação de projetos e metas de serviços pela TurisAngra e o tradicional corte de bolo, à meia noite, no saguão da sede da prefeitura.

A Praça Nilo Peçanha, em frente o prédio do Executivo, ficou lotada de pessoas que foram prestigiar o evento e tentar a sorte de encontrar a moeda e a aliança, escondidos no bolo e que, de acordo com a cultura da Folia de Reis, quem os encontrar ficará rico e achará um grande amor, respectivamente.

O prefeito recebeu amigos empresários, políticos, os vereadores, incluindo o presidente da Câmara Municipal, vereador José Augusto, entre outros e o corte da primeira fatia do bolo foi feito ao lado da primeira dama, Célia Jordão, que também é secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e das filhas gêmeas, Gabriela e Maria Fernanda, que se divertiram com a festa.

Para festividade, servidores públicos tiveram que se desdobrar para limpar, desobstruir e deixar a sede da prefeitura mais leve e sem o aspecto de abandono em que se encontrava. No saguão, um bolo enorme, decorado com motivos festivos, reunia à sua volta, trabalhadores, vereadores e outras autoridades locais e estaduais, que aguardavam ansiosos a abertura das portas para receber a população e cantar parabéns para Angra.

Do lado de fora, a população era entretida com uma belíssima apresentação do Coral da Cidade e da Banda do Colégio Naval, que executou, além dos hinos nacional e da cidade, canções clássicas brasileiras e internacionais. E por fim, o grupo de Folia de Reis Codrato, que também se apresentou até à meia noite, quando, como manda a tradição, a equipe bateu à porta da prefeitura, que foi aberta pela autoridade maior do município, o prefeito Fernando Jordão.

A programação começou às 20h, com a corrida dos Santos Reis, que teve sua largada no Bairro Bonfim, com os atletas percorrendo o centro, indo até o trevo de entrada da cidade, com chegada na Praça Nilo Peçanha.

Na sexta-feira, aconteceu o café da manhã na Praça 6 de Janeiro, com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e de Angra, que é uma velha tradição da cidade e um café comunitário, que foi servido no saguão da escola municipal do bairro. As atividades se encerraram com uma missa na Igreja Matriz.