Barra Mansa - 19/01/2017 | 11h31m
Barra Mansa realiza reunião da Igualdade Racial
Barra Mansa
Promover a integração de todas secretarias e órgãos da prefeitura foi o objetivo da primeira reunião realizada pela vice-prefeita, Fátima Lima, e pelo Gerente de Promoção da Igualdade Racial, Walmiro Fabiano, quarta-feira, 18.
No encontro, foram apresentadas as atividades programadas para o primeiro semestre deste ano, que darão continuidade ao trabalho existente no município implementado desde 2004.
O objetivo das ações é integrar as secretarias, trazendo à tona a questão dos direitos de igualdade para todos. Com a elaboração de um projeto participativo, a prefeitura pretende desenvolver o trabalho junto com outros municípios para criação do Consórcio de Políticas Públicas de Promoção à Igualdade Racial do Médio Paraíba.
No cronograma estão previstas palestras, seminários, capacitação dos servidores públicos e conselheiros, a reestruturação do Conselho Municipal e da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Além disso, o fomento à criação do Consórcio Regional, que pretende difundir e implantar os trabalhos.
De acordo com a vice-prefeita, Fátima Lima, o trabalho de promoção da igualdade racial deve ser feito por todos, com a participação de ideias e projetos de todas secretarias.
“Temos aqui o caminho para começar, mas temos também muitas coisas pra fazer que virão das ideias de todos, através de uma política participativa”, destacou.
Fátima explicou como o prefeito Rodrigo Drable está engajado em priorizar o desenvolvimento do tema, inclusive colocando em prática a lei criada em 2006, que institui no ensino fundamental das escolas municipais, a educação anti-racista e anti-discriminatória.
“Estamos desenvolvendo com a Secretaria de Educação as ações que serão desenvolvidas na área. É fundamental trabalhar essa questão a partir da infância, também com os jovens, mostrando que a cor da pele não representa diferença social, fazendo valer a lei criada pelo Rodrigo quando ele era vereador”.
Walmiro Fabiano ressaltou a importância do trabalho unificado para adaptar e desenvolver o projeto com novas ideias e necessidades de cada área. Ele destacou a difusão das políticas em outros municípios, trazendo gestores de outras cidades para Barra Mansa, para que eles também possam multiplicar e implantar o programa.
“Não adianta Barra Mansa desenvolver uma política efetiva e uma cidade vizinha enfrentar problemas com racismo. Queremos uma política participativa e nossas ideias espalhadas pelo Sul Fluminense”, destacou.