Matérias - 20/01/2017 | 07h42m
Queda de avião mata ministro Teori Zavascki
Paraty
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki morreu na tarde de quinta-feira, 19, aos 68 anos, num acidente aéreo. Ele era viúvo e deixou três filhos. Membro do STF desde 2012, Teori foi o ministro responsável pelas investigações da Operação Lava Jato na Corte, tratando dos processos dos investigados com foro privilegiado. A morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Zavascki, numa rede social.
Teori Zavascki nasceu em 1948 na cidade de Faxinal dos Guedes (SC), e é descendente de poloneses e italianos. Aprovado em concurso de juiz federal para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em 1979, ele foi nomeado, mas não tomou posse.
Advogado do Banco Central de 1976 até 1989, chegou à magistratura quando foi indicado para vaga destinada à advocacia no TRF4, onde trabalhou entre 2001 e 2003. De 2003 a 2012, Zavascki foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Respeitado nas áreas administrativa e tributária, Zavascki também era considerado minucioso em questões processuais. “Espero que todos os bons momentos apaguem minha fama de apontador ou cobrador das pequenas coisas”, brincou, ao se despedir da Primeira Turma do STJ, antes de ir para o STF. O ministro declarou em diversas ocasiões ser favorável ao ativismo do Judiciário quando o Legislativo deixa lacunas.
O acidente
O avião King Air C90 decolou do Campo de Marte, em São Paulo às 13h1min, e caiu às 13h45min, no mar de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente foi próximo à Ilha Rasa.
O avião saiu de São Paulo (SP) e caiu a 2 km de distância da cabeceira da pista. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), outras quatro pessoas estavam a bordo. Na hora do acidente, chovia forte e a região estava em estágio de atenção.
Os corpos do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, do empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras e de uma mulher ainda não identificada chegaram no início da madrugada de sexta-feira, 20, ao Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis para perícia.
Outras duas pessoas morreram na queda do avião. Entre elas estão o piloto Osmar Rodrigues, de 56 anos, e uma segunda pessoa não identificada.