Matérias - 25/01/2017 | 06h12m
Secretaria de Agricultura firma parceria com Emater
Barra do Piraí
Segunda-feira, 23, ocorreu a primeira reunião entre as secretarias municipal e estadual de Agricultura com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), para moldar uma parceria entre os órgãos. Esse novo trabalho conjunto é inédito na cidade. O encontro aconteceu na sede da secretaria municipal de Agricultura, no Centro.
Estiveram reunidos o secretário municipal de Agricultura, José Mauro Leite; a secretária estadual do Núcleo de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, Patrícia Diniz de Paula; os funcionários e supervisores da Emater, Thiago da Rocha Galdino, Luiz Antônio Ferreira Lima, Daniela Meireles Maia, Rogério Gonzaga de Moura e Nelson Pentagna. Eles mostraram-se animados com a nova parceria e os novos projetos que atenderão à população rural do município.
Segundo informações de José Mauro Leite, as principais ações do convênio servirão para garantir a melhoria das condições de vida das famílias rurais, através de projetos de aumento de renda e atenção às demandas sociais do envolvidos. Alguns dos programas discutidos na reunião foram o cadastro geral dos produtores, diagnóstico das condições de trafegabilidade das estradas vicinais, levantamento da potencialidade do solo, entre outros. A previsão é de que as medidas comecem a ser implementadas a partir do segundo semestre de 2017.
“Estamos buscando parcerias que visem dar à agricultura seu devido valor e a importância que o segmento tem na cadeia do desenvolvimento e até da economia. Nesse contexto, precisamos resgatar a autoestima dos produtores rurais que passaram anos sem receber uma atenção especial do poder público municipal. Nosso trabalho é para acabar com essa falta de diálogo e avançarmos em políticas públicas que fortaleçam a agricultura como fonte de crescimento para Barra do Piraí”, afirmou o secretário José Mauro.