Matérias - 28/01/2017 | 17h12m
Grande Paraíso: mutirão visitará sete mil imóveis
Resende
A prefeitura realiza sábado e domingo, dias 28 e 29, na região do Grande Paraíso, um novo mutirão "10 minutos salvam vidas”, com 300 voluntários da prefeitura, Cruz Vermelha, Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e representantes da sociedade civil, que irão fazer vistorias e retirar materiais que acumulam água parada das casas e que são potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela. Caminhões e pás carregadeiras também farão parte da ação.
Além do Paraíso, a região é composta pelos bairros Castelo Branco, Morro do Cruzeiro, Alambari e Cabral. Durante o mutirão, as residências fechadas terão visitas reagendadas pela prefeitura. O morador poderá ser multado em até R$600 em caso de impedimento do acesso pelos agentes de combate a endemias à sua residência.
- Precisamos que a população faça sua parte e participe ativamente da luta contra o mosquito. A cidade sentiu na pele os efeitos de uma epidemia de dengue e nós estamos trabalhando duro para que isso não aconteça novamente, principalmente porque agora estamos lidando com novas doenças - explicou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
ALERTA - O resultado dos dois dias de mutirão contra o mosquito Aedes aegypti realizado pela prefeitura na Grande Alegria, na semana passada, é preocupante. O laboratório montado na base da operação, no Colégio Getúlio Vargas, apontou que, dos focos analisados, 93% deram positivo para o vírus da dengue. Na ocasião, ainda foram recolhidas mais de duas toneladas de lixo e entulho.