Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | 02:35

Matérias - 03/02/2017 | 10h25m

Boletim Eletrônico vai gerar economia e transparência

Barra do Piraí
O Executivo enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que institui e define o funcionamento do Boletim Oficial Eletrônico (BOE). O documento, votado quarta-feira, 1º, foi aprovado pelos vereadores, por unanimidade. De Brasília, para onde viajou em busca de verbas para o município, o prefeito Mario Esteves agradeceu quinta-feira, 2, aos parlamentares pela compreensão e afirmou que o BOE representará uma economia de pelo menos R$ 100 mil por ano aos cofres públicos.

O secretário de Comunicação Social, Felippe Carotta, endossou as palavras do prefeito. De acordo com o jornalista, é grande o desperdício de dinheiro público com a quantidade de jornais impressos que sobra na sede da pasta.
"Quando assumimos, tivemos que descartar várias pilhas de papel que haviam sido distribuídas e estavam devidamente arquivadas. Ou seja, desperdício de dinheiro público. Só no ano passado, foram gastos R$ 108 mil com o Boletim Municipal. Além de avançar e acompanhar a modernidade o dinamismo do nosso tempo, a criação do BOE é uma conquista em termos de economia”, avaliou.

O projeto de design e comunicação do novo órgão oficial da prefeitura foi elaborado pela equipe da secretaria de Comunicação.

“Atualizamos o projeto gráfico do veículo e delineamos diretrizes editoriais para as notícias que passarão a ser publicadas nas primeiras páginas do BOE - todas pertinentes à atuação do governo e de interesse público. O periódico continuará saindo semanalmente, em espaço de destaque no portal da prefeitura e com ampla divulgação nas redes sociais. A transparência continuará sendo preconizada e vamos avançar ainda mais nesse sentido”, salientou Carotta.

O procurador geral do município, Marcelo Macedo Dias, destacou que o projeto aprovado pela Câmara vem atualizar uma lei que era de 1932.
"A legislação que instituiu o Boletim Municipal, segundo registros da secretaria de Governo, é de quase 100 anos atrás. Era necessária uma revisão do documento, que fosse ao encontro da era em que vivemos sem ferir em hipótese alguma, as recomendações de órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Barra do Piraí ganha, com o BOE, em termos de transparência e economia de dinheiro público", enfatizou.

O advogado completou revelando que o projeto de lei que institui o BOE determina que cópias do veículo sejam impressas e fixadas nas sedes do governo e da Câmara Municipal, para aqueles que desejarem ter acesso a uma versão impressa.

Na opinião do prefeito, o BOE é uma medida necessária para combater o desperdício de verba pública, bem como uma forma de garantir transparência aos atos oficiais do governo.
"Pilhas de jornais impressos descartadas caracterizam no mínimo um evidente caso de desperdício de dinheiro público, isso num momento delicado que o município atravessa, de acentuada crise financeira. O Boletim Oficial Eletrônica é uma solução mais sustentável, moderna e econômica para dar transparência total aos atos oficiais da prefeitura, sem prejudicar a lisura dos processos e o acesso do cidadão à informação. Tenho certeza de que será um legado que deixaremos para a cidade”, finalizou.