Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | 03:08

Quatis - 06/02/2017 | 06h07m

Quatis volta a emitir Carteira de Trabalho

Quatis
A emissão da carteira de trabalho digitalizada foi retomada nesta semana pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. A informação é do prefeito Bruno de Souza (PMDB), que destacou a importância do serviço com o objetivo de agilizar o dia a dia dos moradores do Município que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Em Quatis, a emissão do documento acontece através de um convênio com o Governo Federal, via Ministério do Trabalho e Emprego.

As pessoas interessadas em tirar a carteira de trabalho digitalizada devem se dirigir à Sala do Empreendedor, cujo atendimento é feito no segundo andar do Centro Administrativo da prefeitura de Quatis, no bairro Bondarovisky, de segunda a sexta-feira, de 8 às 13 horas.

Os documentos necessários são os seguintes: certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência (a pessoa não precisa morar especificamente em Quatis), carteira de identidade, CPF e carteira de habilitação, se tiver este documento. Todos os documentos deverão ser originais. Não existe a necessidade de apresentar fotografia, pois o sistema emite automaticamente a imagem do trabalhador.

- A prestação deste serviço pela administração municipal agiliza a entrega do documento. Após o cadastramento das informações do cidadão, as carteiras poderão ser retiradas no máximo em duas semanas, uma vez que os dados são encaminhados para confecção na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. A superintendência fica em Volta Redonda, mas o fato é que os moradores de Quatis podem ter acesso à carteira de trabalho dentro do próprio Município, não havendo necessidade de se deslocar para outras cidades - disse Bruno, acrescentando que em média 15 carteiras de trabalho são emitidas diariamente através do atendimento prestado na prefeitura.

O titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, Marcus Vinícius Lima, lembra que os primeiros testes voltados à emissão da carteira de trabalho digitalizada começaram a ser feitos pelo Governo Federal em 2014. A partir desta etapa, o processo vem sendo implantado de forma gradativa pelas prefeituras.

No caso de Quatis, a prefeitura cede o espaço e os funcionários para a prestação do serviço. Os servidores encarregados de atender os trabalhadores receberam um treinamento especial na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego. É de responsabilidade da prefeitura o encaminhamento das informações à superintendência da região e a entrega do documento aos trabalhadores.

- Durante a implantação de carteira digitalizada pelo Governo Federal, o sistema ficou inoperante por várias vezes, o que contribuiu para paralisar temporariamente o serviço em Quatis. É importante frisar que essa paralisação não aconteceu apenas em nossa cidade, mas em diversos municípios brasileiros. Além disso, no nosso Município, o equipamento através dos quais as informações para a emissão da carteira digitalizada são processadas, apresentou problemas técnicos. Mas agora todos os contratempos foram sanados e estamos voltando com esse serviço para o cidadão - disse Marcus Vinícius, acrescentando que além de Quatis, a prefeitura atende também trabalhadores de Porto Real e Passa Vinte, entre outras localidades próximas.