Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | 00:31

Matérias - 10/02/2017 | 15h51m

Famílias cadastradas no CRAS recebem alimentos

Pinheiral
Famílias cadastradas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos receberam frutas, legumes e verduras.

No município a ação foi possível, pois a Secretaria de Assistência Social, assinou neste ano de 2017 o termo de renovação para continuidade do Programa Banco de Alimentos - CEASA RJ (Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro), da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Esta é a segunda vez no ano em que as famílias dp município recebem o benefício. No dia 25 de janeiro, foi iniciada a distribuição dos alimentos nos CRAS I (Parque Maira) e II (Cruzeiro II).

Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello, o Banco de Alimentos da Ceasa/RJ é responsável por captar alimentos para doações nas unidades da Ceasa.
"O Banco de Alimentos da Ceasa é um órgão de mobilização social que funciona como uma central de arrecadação, processamento e distribuição de alimentos. Estes produtos são doados por produtores e comerciantes e no Banco de Alimentos, passam por um processo de seleção e processamento, quando necessário. Atualmente, o programa atende a mais de 100 instituições, beneficiando mais de 36 mil pessoas e o município é um deles", disse Patrícia.

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS
Para expandir o projeto, a Ceasa-RJ foi contemplada, em 2013, com um edital do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS), que garante recursos para implantação dos postos de atendimento.

Outro edital, também do MDS, delega à Ceasa a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual), que consiste na compra da produção da agricultura familiar em todo estado para ser repassada a instituições cadastradas pelo Banco de Alimentos.

- Essa é uma parceria que contribui para promover mais qualidade de vida para as famílias assistidas nos CRAS de Pinheiral e, que quinzenalmente são beneficiadas com frutas, legumes e verduras - disse Patrícia.