Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | 20:53

Matérias - 13/02/2017 | 06h27m

Bola no Pé: CBF avalia jovens jogadoras

Resende
Quando as primeiras candidatas às seletivas do projeto CBF Social, que tem apoio da prefeitura de Resende chegavam ao Estádio do Trabalhador no início da manhã de sábado, 11, o sol brilhava forte. O calor, que não deu trégua ao longo do dia, não inibiu as cerca de 100 inscritas, que buscavam se destacar e quem sabe, conseguir uma chance nas categorias sub-15, sub-17 ou sub-20 da Seleção Brasileira de futebol feminino.

O técnico da categoria sub-20, Doriva Bueno, ficou responsável pela avaliação das jovens atletas, em sua grande parte resendenses, além de algumas vindas da capital e até mesmo de outros estados. Ele teve o auxílio de profissionais que se inscreveram no site e participaram da aula prática sobre o assunto realizada pela CBF, também no estádio. 

Muitos dribles, passes e gols, sempre comemorados, puderam ser vistos em campo. Mas a pressão de estarem sendo avaliadas, a maioria pela primeira vez, pode influenciar o desempenho das garotas e o professor tem plena consciência disso. Para garantir que nenhum detalhe passe despercebido, as melhores jogadoras de sábado foram convidadas a voltar domingo, 12, para mais testes.

- Procuramos dar a maior chance possível em termos de tempo, para que elas consigam desenvolver seu trabalho e mostrar o que têm de melhor. Nessas seletivas, sempre nos deparamos com atletas que chamam nossa atenção pela habilidade técnica. Avaliaremos novamente as que se saíram melhor e decidiremos quem fará parte da convocação de seletivas, que será feira nos próximos meses. Nessa etapa, as escolhidas terão a oportunidade de participar de treinamentos na Granja Comary, nos dando assim parâmetro para analisar quem tem condições de estar nas equipes que disputam em alto rendimento - explicou o técnico.

Jogar profissionalmente e na melhor das hipóteses, vestir a amarelinha, é o sonho de Lauane Fernandes, que tem 15 anos e treina desde os oito. Moradora da Cidade Alegria, a estudante do Colégio Municipal Getúlio Vargas conta que foi aprovada num teste para um time paulista, mas não teve condições de ir treinar por questões financeiras. Quando a oportunidade de ser avaliada pela CBF se tornou real, o sonho ganhou força novamente.

- Temos que aproveitar todas oportunidades e essa pode ser única. Ainda sou nova e vou continuar nessa luta, mesmo que hoje não dê certo. Vim para mostrar o que eu sei e não vou desistir facilmente - afirmou a estudante.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Jorge Alberto Moisés, a vinda do projeto para Resende é uma das primeiras grandes conquistas desta gestão.
- Tudo que é relacionado ao esporte também tem cunho social. Ter um evento dessa magnitude na cidade e dar a elas a oportunidade de mostrar seu trabalho para uma entidade de influência mundial como a CBF é incrível para essas meninas. Esperamos que novos talentos possam ser encontrados aqui e trabalharemos para que o esporte continue mudando vidas - finalizou o secretário.

Domingo, também de 8 às 13 horas, além dos novos testes, haverá um festival de futebol aberto para crianças de 9 a 13 anos.