Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | 20:51

Matérias - 14/02/2017 | 06h19m

Mortos no Espírito Santo sobe para 144

Espírito Santo
O número de mortos no Espírito Santo subiu para 144, 12, segundo informações do Sindipol (Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Espírito Santo). O aumento ocorre após o envio pelo governo federal de reforços da Força Nacional de Segurança e de tropas militares sábado, 11, que entraram em confronto com moradores revoltados com a paralisação e parentes de PMs em frente ao Quartel Central.

Para conter os manifestantes, os policiais tiveram que usar sprays de pimenta para controlar a situação, enquanto ao menos 30 PMs fardados assistiam a tudo sem interferir.

Apesar das confusões, aos poucos os funcionários estão voltando aos postos de trabalho após ministros pedirem que a Polícia Militar voltasse às ruas. De acordo com Polícia Militar, 600 PMs trabalham normalmente na capital Vitória e nos municípios de Vila Velha, Cariacica, Serra e Cachoeiro do Itapemirim.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública informou que helicópteros foram disponibilizados para retirar policiais militares de dentro do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.

O problema na segurança pública do Espírito Santo começou quando, frustrados com a crise financeira do Estado que interferiu no pagamento de salários e do décimo terceiro, policiais e suas famílias passaram a mobilizar-se para entrar em greve na sexta-feira, 3. Sem reajuste há quatro anos, PMs reivindicam aumento salarial e melhores condições de trabalho.

Desde então, o estado foi palco de várias manifestações de esposas que não permitiram que os policiais saíssem dos batalhões.