Porto Real - 16/02/2017 | 08h19m
Ação conjunta controla incêndio em Porto Real
Porto Real
Um incêndio com labaredas de até dez metros de altura queimou a vegetação e se alastrou no Bairro Ettore. O foco foi controlado pelos agentes da Guarda Municipal, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros após quatro horas de trabalho. Mais de cinco mil m² foram atingidos nas proximidades da Rua Dona Betina, mas não houve feridos nem danos materiais.
Atuaram no controle do fogo dez profissionais, com apoio de um caminhão pipa, mangueiras, bombadas costais (pulverizadores de água) e abafadores.
“Felizmente, conseguimos conter as chamas e evitar que o incêndio tivesse causado maiores problemas à cidade”, conta o chefe da Guarda Municipal, Ronei Soares.
As causas ainda estão sendo investigadas, mas as autoridades acreditam na possibilidade de ação deliberada.
“Infelizmente é muito comum a prática de queimar folhagem ou de limpeza de pasto através de queimadas. É preciso que a população tenha consciência que estas ações, além de colocar em risco a vida das pessoas, são crimes ambientais com pena de prisão de um a quatro anos e multa”, informou o diretor de Defesa Civil, Leandro Souza, que reforça a importância do cidadão comunicar às autoridades competentes rapidamente a existência de um foco. Tanto a Defesa Civil, pelo telefone 3353-3537, quanto a Guarda Municipal, pelo telefone 3353-1245 podem ser acionadas.
O incêndio é o terceiro em menos de cinco dias na cidade. No sábado, um grande foco foi controlado na região do bairro Colina e outro se alastrou até a linha de trem, no bairro São José. “Apenas alguns dias sem chuva são suficientes para criar as condições para que o fogo se alastre. Uma simples guimba de cigarro pode causar um transtorno enorme aos moradores”, ressaltou Leandro, que registra também a bravura da equipe que tem combatido as chamas.