Matérias - 18/02/2017 | 18h18m
Saúde realizou oficina para enfermeiras
Pinheiral
A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma oficina voltada para enfermeiras sobre as estratégias de ampliação do uso e distribuição dos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C no município. A capacitação foi destinada para as profissionais que realizarão os testes nas unidades.
“A oficina tem como objetivo promover a troca de experiências entre os trabalhadores e profissionais de saúde responsáveis pela ampliação da testagem rápida”, disse a coordenadora de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde, Rafaela Mendes Roquini.
Segundo informação da Secretaria de Saúde a partir de segunda-feira, 20, os testes estarão disponíveis em todas unidades de estratégia Saúde da Família. Para ter acesso, a população não precisará passar pelo médico.
“Os testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em no máximo 30 minutos e são recomendados para testagem presencial. Os testes podem ser feitos com amostra de sangue total obtida por punção venosa ou da polpa digital, ou com amostras de fluido oral. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial. Os testes estarão disponíveis para toda população sem necessitar passar antes pelo médico. Eles serão agendados e realizados direto na unidade”, explicou.