Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | 16:51

Matérias - 20/02/2017 | 06h53m

Católicos protestam contra presidente filipino

Manila
Milhares de católicos saíram às ruas em Manila, para protestar contra a política linha-dura adotada pelo presidente filipino, Rodrigo Duterte, contra o tráfico de drogas.

Ao menos 10 mil pessoas aderiram à marcha "Walk For Life" ("Caminhe pela Vida", na tradução livre), que pede o fim da pena de morte, algo que Duterte tenta reintroduzir no país.

Foi uma das maiores manifestações contra Duterte e um sinal do crescente ativismo da Igreja Católica romana contra condenações que prevê a pena de morte.

Duterte tomou posse em junho de 2016 com a promessa de combater o narcotráfico nas Filipinas, que é um país de maioria católica. O governo mantém uma linha de tolerância zero em crimes envolvendo drogas ilícitas e quer retomar a pena de morte, abolida em 2006 sob pressão da Igreja.

Grupos de direitos humanos e representantes religiosos se opõem às medidas e alegam que a política tem levado policiais a assassinarem seus rivais ou perseguirem cidadãos inocentes alegando que são traficantes. Entidades afirmam que mais de cinco mil pessoas teriam morrido nas operações policiais contra o tráfico.