Matérias - 08/03/2017 | 11h04m
Secretaria auxilia com ornamentação de urnas funerárias
Barra do Piraí
Muitas famílias de baixa renda vêem a dor do sofrimento se agravar quando num momento de luto, não têm condições financeiras para pagar a ornamentação da urna funerária de um ente querido. Foi pensando nisso que a secretária de Assistência Social, Paloma Blunk, tomou a frente das negociações com empresários do ramo e além da redução no valor do contrato com a prefeitura, conseguiu que a ornamentação fosse incluída no serviço prestado, sem ônus para o município. A partir de agora, as famílias atendidas pela pasta passam a ter direito não somente ao caixão, mas também ao adorno.
De acordo com a psicóloga, a maioria das pessoas não podem imaginar o quanto é difícil não ter condições de pagar um funeral digno para um familiar. “A morte é umas das principais fontes de sofrimento para o ser humano. A dor da perda é muito difícil de ser assimilada e absorvida pelo indivíduo. Sem dúvida, a situação se agrava ainda mais diante da escassez de recursos financeiros para custear o mínimo de dignidade no funeral. Queremos que o cidadão de baixa renda se sinta amparado pelo poder público municipal nos momentos difíceis”, ponderou.
A secretária pontuou que a ornamentação para urnas funerárias também evita que a vulnerabilidade das famílias seja aproveitada, de forma errada, por terceiros. “Sabemos que, às vezes, cobra-se muito caro para enfeitar um caixão e isso mesmo de pessoas que não têm condições de pagar. Anteriormente, a Assistência Social dava a urna, mas o adorno era por conta do beneficiário. Agora, vamos fornecer a urna com a ornamentação, no sentido de minimizar as chances de terceiros se aproveitarem do luto para obterem lucros estratosféricos".
Paloma Blunk explicou que para terem direito ao benefício, as famílias de baixa renda devem procurar uma das quatro unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que ficam nos bairros Centro e Areal, além dos distritos de Vargem Alegre e Califórnia. "Toda nossa estrutura está à disposição para atender aqueles que precisam. Nosso objetivo a frente da secretaria é aperfeiçoar a prestação de serviços que contribuam para a emancipação e a autonomia social do indivíduo”, finalizou.