Matérias - 08/03/2017 | 15h01m
José Dirceu é condenado mais uma vez
Curitiba
O ex-ministro José Dirceu foi condenado mais uma vez pela Operação Lava Jato. As acusações são por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e é de 11 anos e três meses de reclusão em regime fechado. Em maio de 2016, José Dirceu havia sido condenado por Sérgio Moro a 20 anos e 10 meses de reclusão. As penas somadas chegam a 32 anos de prisão.
Na mesma sentença de quarta-feira, 8, também foram condenadas outras quatro pessoas, entre elas o ex-diretor da Petrobras Renato Duque e Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão do ex-ministro. A ação penal apurou irregularidades em contrato para o fornecimento de tubos para a Petrobras.
"A corrupção com pagamento de propina de mais de dois milhões de reais e tendo por consequência prejuízo equivalente aos cofres públicos merece reprovação especial. O mais perturbador, porém, em relação a José Dirceu de Oliveira e Silva consiste no fato de que praticou o crime inclusive enquanto estava sendo processado e julgado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal na Ação Penal 470 (mensalão), havendo registro de recebimento de propina, no presente caso, até pelo menos 23/07/2012", relatou Sérgio Moro num trecho do despacho.