Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | 11:15

Matérias - 10/03/2017 | 08h12m

Ednardo Barbosa construirá creche no bairro Cruzeiro

Pinheiral
O prefeito Ednardo Barbosa (PMDB), tem uma boa notícia para a área da Educação que vai beneficiar crianças que precisam de vagas nas creches municipais. Uma ligação feita pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ao Gabinete confirmou o desbloqueio que vai permitir a obra de construção da nova creche no bairro Cruzeiro.

A ação só foi possível após a ida do prefeito à Brasília, em fevereiro, em busca de solução do impasse encontrado: uma ordem de serviço expedida pela gestão anterior, porém sem ter sido desbloqueado pelo FNDE, desde o dia 23 de novembro de 2016.

Segundo a vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia, o município está com um agravante de cerca de 110 crianças aguardando vagas em creche, pois as únicas cinco creches foram construídas no período de 2005 a 2012.

“Para resolver o problema participei de uma reunião com o assessor de relações institucionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Maurício Carvalho junto com o Deputado Federal, Alexandre Serfiotis em busca de soluções já que o município havia sido contemplado com duas novas unidades para crianças de 0 a 3 anos, através do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), mas as obras estavam paralisadas”, disse o prefeito.

“Saímos do encontro em Brasília com a promessa de que as obras serão retomadas. Agora é acompanhar para garantir que as crianças sejam atendidas o mais rapidamente possível com estas vagas”, declarou o deputado.

PREFEITO ABRIRÁ DUAS CRECHES EMERGENCIAIS
Escolas sem professores prejudicando o início do ano letivo das escolas municipais, falta de vagas nas creches, veículos administrativos sem manutenção e condições de uso, unidades escolares com problemas estruturais. Esse cenário encontrado pela equipe da nova gestão do prefeito, Ednardo Barbosa, na Secretaria Municipal de Educação é um dos principais desafios que tem se buscado solução nos iniciais dois meses de trabalho em que tem a frente uma nova administração.

Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita, Sediene Maia, tendo em vista, a grande demanda de crianças com cerca de 110 precisam ser atendidas neste primeiro semestre. A prefeitura pretende fazer a locação de dois imóveis até que a obra das creches do bairro Cruzeiro - que foram desbloqueadas no FNDE neste mês de fevereiro- sejam construídas.

“O problema dessa demanda reprimida se deve ao fato de não ter sido construído nenhuma nova creche nos últimos quatro anos para atender essa faixa etária”, disse.

De acordo com informação da Educação o problema de falta de professores encontrado no início do ano poderia ter sido evitado com o Concurso Público ou mesmo com a realização de Processos Seletivos Simplificados para as contratações de pessoal por tempo determinado como Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os últimos quatro concursos públicos realizados na cidade foram feitos há oito anos.

“Encontramos um número grande de pessoas contratadas e que venceu o contrato no dia 31 de dezembro de 2016, o que ocasionou a falta de profissionais nas creches e escolas prejudicando o início do ano letivo. Aliás, essa situação não estaria acontecendo se tivessem realizado o Concurso Público ou mesmo Processos Seletivos Simplificados, nos últimos quatro anos, ao invés de contratação temporária”, explicou.