Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | 11:08

Quatis - 20/03/2017 | 09h26m

Quatis amplia ações de prevenção contra dengue

Quatis
A Secretaria Municipal de Saúde realizou sábado, 18, de 8 às 12hs, mais uma campanha de prevenção contra dengue. A cidade não teve nenhum caso da doença confirmado em 2017, o que é atribuído pelas autoridades de saúde do Município “ao trabalho de orientação feito junto aos moradores e de combate aos focos do mosquito transmissor, realizados permanentemente pelo serviço local de vigilância sanitária”. As atividades educativas de sábado aconteceram na Praça Teixeira Brandão (Centro).

- É importante registrar que a população vem se conscientizando cada vez mais sobre as medidas de prevenção para diminuir os riscos da doença em nossa cidade - declarou o supervisor de ações contra a dengue da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Coelho da Silveira.

A realização das atividades educativas de sábado faz parte do “Dia D contra a Dengue”, que aconteceu em todo estado do Rio de Janeiro, sob a coordenação da Secretaria estadual de Saúde.

Os vigilantes sanitários estiveram na Praça Teixeira Brandão para distribuir folhetos informativos à população e promover atividades recreativas destinadas especialmente às crianças, todas com foco na prevenção contra doença.

Os folhetos informativos foram distribuídos também nos dois pontos mais movimentados de embarque e desembarque de passageiros de ônibus, um deles localizado na esquina da Rua professor Pessoa de Barros com a Avenida Nossa Senhora do Rosário, e o outro na esquina da Avenida Euclides Cotia com a Rua Carlos Augusto Haasis (rua da Feira da Roça), ambos no Centro.

Wellington frisou que a prefeitura realizou o primeiro mutirão de limpeza em 2017 para recolher objetos propícios à formação de focos do mosquito transmissor da doença. O mutirão aconteceu de 13 a 20 de fevereiro passado, em vários bairros, motivo pelo qual neste sábado as atividades  priorizaram o reforço na orientação aos moradores sobre os cuidados que devem ser adotados no sentido de diminuir os riscos da dengue no Município”. Outros mutirões de limpeza estão sendo planejados.

- Ao longo de todo ano, daremos continuidade ao trabalho permanente de prevenção e combate. O fato de não ter sido registrado nenhum caso da doença até agora pode ser considerado um indicador muito claro de que o trabalho de enfrentamento da doença está alcançando seu objetivo, mas, justamente por isso, o trabalho de vigilância deve ter continuidade. Afinal, todo cuidado é pouco quando o assunto passa pela dengue - disse o supervisor, acrescentando que as visitas domiciliares acontecem pelo menos uma vez a cada dois meses.

Com 12 agentes sanitários em sua estrutura administrativa, a Secretaria Municipal de Saúde promove inspeções em todas comunidades urbanas e rurais. Durante o trabalho preventivo e de eliminação dos focos, os agentes cadastram as famílias em cujas casas os reservatórios de água são encontrados sem as respectivas tampas. Posteriormente, as famílias recebem telas de proteção para fechar as caixas. Só no ano passado, cerca de 300 telas foram distribuídas pela prefeitura. Essas proteções são repassadas aos municípios pela Secretaria Estadual de Saúde.