Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | 03:06

Matérias - 07/04/2017 | 09h46m

Ednardo Barbosa recebeu Claudia Werneck em espetáculo

Pinheiral
O prefeito Ednardo Barbosa, recebeu a jornalista e escritora, Claudia Werneck, que esteve com sua equipe na cidade para realizar uma apresentação inédita do espetáculo “Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade”. O espetáculo criado por sua filha, a atriz Tatá Werneck, faz parte da 2ª Mostra de Teatro Acessível realizada pela ONG Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, fundada pela jornalista que é referência internacional no tema da inclusão.

Mais de 200 pessoas assistiram ao espetáculo que contou com oito recursos de acessibilidade, como intérprete da língua de sinais brasileira (Libras), fones para audiodescrição e material de comunicação em braile e formatos digitais.

O evento foi realizado na Praça Teixeira Campos e marcou o fechamento da programação realizada na Semana de Conscientização do Autismo. O projeto que teve o apoio da prefeitura e contou com o patrocínio da MRS, através da lei Rouanet do Ministério da Cultura.

- Estou feliz por estar em Pinheiral, representando uma organização chamada Escola de Gente, que tem um grupo de teatro que foi criado por minha filha a atriz, Tatá Werneck, em 2013. Esse grupo de teatro se apresentou por todo Brasil e ganhou uma premiação internacional como um dos projetos mais inovadores do mundo. Hoje, estamos começando no município uma circulação grande do nosso grupo com o patrocínio da MRS e o Ministério da Cultura pelos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo - explicou a idealizadora e superintendente da Escola de Gente, Claudia Werneck.

- Nós, que estamos iniciando a gestão temos muitos projetos para realizar, em parceria com a rede ferroviária MRS Logística. Para isso, estamos montando um plano de ações até 2020, em conjunto. Entre as ações, é previsto a finalização do viaduto e a construção de um novo próximo ao bairro Parque Maíra. Agradeço a presença da Cláudia Werneck que traz um espetáculo como esse na Semana da Conscientização do Autismo, que promovemos ações junto com as mães dos autistas de Pinheiral. Mais do que qualquer tipo de ação para promover a acessibilidade, temos que levar o conhecimento à população e combater o preconceito, sobre os que precisam estar inseridos na sociedade de forma igual. Nós, como gestores públicos, temos essa obrigação - disse o prefeito.

O espetáculo fez a diferença para quem assistiu, tanto que morador do bairro Chalé, Diego Toledo, fez questão de agradecer pessoalmente ao prefeito pela parceria com as instituições que possibilitou a atração cultural e gratuita na cidade.

- Parabéns prefeito pela iniciativa, pois foi muito bom poder assistir, em Pinheiral, um espetáculo de teatro como esse - agradeceu.

Os Inclusos e os Sisos
“Os Inclusos e os Sisos” surgiram em 2003, a partir da iniciativa da atriz Tatá Werneck, que mobilizou estudantes de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) para colocar o teatro a serviço de temas como inclusão, direitos e acessibilidade.

Em 2015, foi reconhecido no escritório das Nações Unidas em Viena, na Áustria, como uma das mais inovadoras experiências em direitos de pessoas com deficiência do mundo. Atualmente, o grupo conta, entre outros, com Diego Molina (roteirista do programa Zorra, da Rede Globo) na direção e com a atriz Louise Marrie (novela Terra Prometida, da TV Record).

“Para a grande maioria de pessoas com deficiência, os nossos espetáculos são as primeiras e únicas oportunidades de irem ao teatro. Ao aceitar o nosso convite, a prefeitura se une à Escola de Gente no desafio de preencher a lacuna existente no Brasil de espetáculos de teatro acessíveis que proporcionem as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, mobilidade reduzida e dislexia, entre outras condições, participar com equiparação de oportunidades da programação cultural” - disse, Claudia Werneck.