Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | 00:33

Resende - 13/04/2017 | 07h22m

Resende promoveu seminário sobre animais peçonhentos

Resende
Profissionais da Defesa Civil e das secretarias de Saúde de Resende, Porto Real, Itatiaia, Barra Mansa, Rio Claro e Quatis participaram de um seminário sobre acidentes com animais peçonhentos. O assunto ganhou importância como tema profissional após Resende se tornar Polo de Vacinas Antivenenos, no início do mês. O Hospital Municipal de Emergência de Resende se transformou na principal unidade de saúde da região Sul Fluminense e Médio Paraíba para atendimento a pacientes vítimas de picadas.

O Seminário faz parte da informação continuada aos profissionais que trabalham em áreas de proteção ambiental, Guarda municipal, unidades de saúde e transporte de pacientes pós-acidente com animais peçonhentos. Promovido pela prefeitura, através do CEREST - Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador, o encontro foi realizado na sede da ACIAR- Associação Comercial de Resende.

Aproximadamente cem profissionais ouviram palestras de especialistas, que apresentaram fotos, estatísticas e procedimentos indicados em caso de acidente. O biólogo Claudio Machado, do Instituto Vital Brazil, o médico Marco Antonio de Carvalho Neto e a enfermeira sanitarista de Resende, Natalia da Costa Campos, compartilharam dados de acidentes com peçonhentos no Brasil e no estado do Rio.

- O seminário mostrou aos profissionais de nossa região a necessidade de comunicar todo tipo de acidente com animais peçonhentos. Também aproveitamos a oportunidade para mostrar como deve ser transportado o ferido em acidentes com cobras, aranhas e escorpiões, espécies de animais, além de instruções sobre como proceder em caso de captura - relatou a coordenadora do CEREST Resende Médio Paraíba II, Regina Quaresma.