Piraí - 17/04/2017 | 18h58m
Piraí investe em "Projeto Qualidade de Vida"
Piraí
Melhoria de vida e promoção da saúde: esse é o foco do Projeto Qualidade de Vida, protagonizado pela Secretaria de Saúde e que vem evoluindo desde que foi implantado há sete anos.
O projeto desenvolve um padrão de vida saudável na população ativa assistida pela rede pública de saúde, trabalhando na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e tentando produzir hábitos favoráveis não só com atividades físicas, mas uma série de acompanhamentos periódicos com vários especialistas da área de saúde.
Inicialmente, o projeto foi concebido para contemplar a população ativa (com idade entre 19 e 59 anos), por haver no município programações para crianças e melhor idade, mas atualmente engloba participantes de diferenciadas faixas etárias e também uma assistência especial para gestantes.
Os números só apontam o êxito. Em 2015, o projeto que hoje atende cerca de 150 pessoas, obteve os índices de 100% de participantes imunizados e com a vacinação em dia; 100% das mulheres com preventivo em dia, contribuindo para a prevenção do câncer de colo de útero e outras doenças; diminuição do risco cardiovascular com redução de porcentagem de gordura corporal, redução da circunferência abdominal e controle da Pressão Arterial; e ainda a melhora na qualidade da alimentação, auto-estima e redução do uso de medicamentos.
Nas gestantes, foram observados o ganho adequado de peso no período pré-natal, a diminuição de complicações pelo fortalecimento da musculatura e ainda o estímulo à consciência corporal, aumentando a escolha por partos normais.
De acordo com o professor Fernando Luiz é "promoção da qualidade de vida, mesmo, com tudo integrado, pois não adianta só pensar num fator. Acompanhamos periodicamente os participantes, que têm avaliações com profissionais de nutrição, clínica geral, odontologia, enfermagem, vacinação, preventivo, pré-natal, entre outros. "O Qualidade de Vida é ideal para aqueles que apresentam ou tem tendências a doenças crônicas como obesidade, sedentarismo, hipertensão arterial, diabetes mellitus, tabagismo, etilismo e câncer, e "ainda fortalecemos os vínculos com as Unidades Básicas de Saúde e os de amizade, que são essenciais para uma vida plena", completou.
Interessados em ingressar no programa devem procurar a Unidade de Saúde do bairro no qual ele é oferecido, munido de atestado médico de aptidão para atividades físicas e a carteirinha do SUS.
As atividades acontecem nas terças e quintas-feiras, nos bairros Varjão, com início às 7h45min, e na Jaqueira, às 9h10min, sem limite de idades em ambos bairros. No bairro Casa Amarela, as atividades contemplam os moradores do Centro e outras localidades na faixa etária entre 19 e 59 anos, e acontecem às segundas e quartas-feiras, nos horários de 8h10min e 17h.
