Quatis - 26/04/2017 | 07h54m
Quatis convoca Agentes de Saúde para capacitação
Quatis
A Secretaria Municipal de Saúde está convocando os candidatos classificados no processo de seleção para agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, iniciado neste ano, pela prefeitura. Os candidatos aprovados deverão comparecer ao Centro Administrativo do Município, no dia 8 de maio, às 9 horas. Nesta data, local e horário, os classificados na primeira e na segunda fase do processo assinarão o termo de compromisso voltado à participação no curso de capacitação, que representa a terceira e última etapa do processo.
O resultado final dos classificados na segunda fase pode ser obtido na página da prefeitura na internet, através do link Concursos. Segundo a Secretaria de Saúde do Município, no dia 8 de maio, os candidatos serão informados sobre o local, a carga horária e o tempo de duração da capacitação, além dos dias de realização do curso. Para ser contratado, o candidato classificado deverá ter frequência mínima de 80% nas atividades do curso.
Deverão prioritariamente participar deste curso os dez primeiros colocados que disputam as duas vagas de agentes comunitários de saúde, disponibilizadas para o bairro São Benedito. No que diz respeito às comunidades que oferecem uma vaga na mesma função (agentes comunitários de saúde), o curso se destinará preferencialmente aos que se classificaram nas cinco primeiras posições para cada uma delas.
Com relação à função de agentes de combate de endemias, que oferece uma vaga para contratação imediata, deverão fazer a capacitação os candidatos aprovados do primeiro ao décimo quinto lugares. Nas duas funções - agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias - a participação na capacitação é necessária também para a formação do quadro de reserva.
A Secretaria de Saúde esclarece que os demais candidatos que não alcançaram os primeiros lugares poderão fazer a capacitação. O processo de seleção tem validade por dois anos, isto é, até 2019, o que significa que outros candidatos poderão ser admitidos ao longo deste período.
- Pelo nosso planejamento, os agentes aprovados em todas etapas do processo de seleção deverão estar contratados ainda neste primeiro semestre - declarou a secretária interina de saúde do Município, Cleonice Ramos, acrescentando que os contratados cumprirão carga horária de oito horas diárias e receberão o salário mensal de R$ 1.014,00.
O processo de seleção prevê a contratação imediata de agentes comunitários de saúde para atuar nos bairros São Benedito (duas vagas), Barrinha, Jardim Pollastri, Água Espalhada, Boa Vista e São Joaquim (uma vaga, cada). Haverá formação de quadro de reserva nesta mesma função para as seguintes comunidades: Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Pilotos, Bom Retiro, Joaquim Leite, Jardim Independência, Santa Bárbara, Centro, Bondarovscky, Alto Paraíso, Falcão e Jardim Pollastri.
Entre as atribuições que competem aos agentes comunitários de saúde, estão as seguintes: cadastrar as famílias residentes em suas áreas de atuação no Programa Saúde da Família; manter este cadastro atualizado; identificar áreas de risco para o surgimento de doenças; orientar famílias quanto aos procedimentos corretos na área da saúde pública; realizar visitas domiciliares pelo menos uma vez por mês; agendar consultas médicas, exames e consultas odontológicas e promover ações de educação e vigilância em saúde.
Por sua vez, os agentes de combate a endemias trabalham na vistoria de residências, depósitos, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios, visando identificar ambientes propícios à formação de focos de doenças.
