Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | 21:51

Itatiaia - 29/04/2017 | 07h25m

Itatiaia se torna cidade referência na Dança

Itatiaia
O mês de abril é marcado por várias datas importantes, dentre elas o Dia Internacional da Dança que é comemorado em 29 de abril. A festividade foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO e a data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverres o criador do balé moderno.

Itatiaia só tem a comemorar nessa data. Atualmente, a Casa da Cultura da cidade possui 32 turmas de dança e atende gratuitamente cerca de 450 alunos, a partir dos 3 anos de idade. A execução do projeto acontece com duas aulas semanais, de uma hora, com divisão de turma por faixa etária.

- Esse número mostra o sucesso que estão sendo as novas modalidades de dança no município. Só tem 2 meses que as aulas começaram e essas atividades não são apenas culturais e educativas, mas tem o intuito de preparar esses alunos para representar a cidade em festivais e festas - explicou o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto.

Dançar tira as pessoas da ociosidade e a prática do movimento realizado através da dança, de forma adequada e bem orientada traz inúmeros benefícios no que se refere ao aumento da qualidade de vida e a auto-estima.

- Comecei a dançar com 6 anos e sempre fui tímido, então as aulas me auxiliaram na socialização com as outras crianças. Sempre dancei em projetos da prefeitura, me profissionalizei em 2014 e esse ano estou dando aulas na Casa da Cultura de Itatiaia. Para mim é muito gratificante trabalhar pela primeira vez na cidade que sempre me incentivou a dançar - relatou o professor e bailarino de Itatiaia, Thiago Salles.  

O que não falta em Itatiaia são talentos em diversas modalidades. Para a bailarina, professora e coreógrafa, Josi Souto, a dança trabalha disciplina, responsabilidade e dedicação.

- A dança me fez crescer e amadurecer. Comecei a dançar com 8 anos num projeto da prefeitura, porém aos 18 anos tive que mudar de cidade, pois infelizmente não há um curso de graduação nessa área na região. Tive experiências muito boas e oportunidades que jamais imaginava, entre elas a mais enriquecedora foi um trabalho com a Comissão de Frente da Mangueira. Com a escola de samba tive a chance de acompanhar e participar de todo processo de com posição coreográfica, de figurinos e alegorias - contou a coreógrafa Josi Souto.

Ser uma grande bailarina habita o sonho de muitas crianças que dançam, embora seja uma atividade cara projetos como os da prefeitura democratizam e incluem no mundo todas pessoas que desejam, mas muitas vezes não possuem condições financeiras para dançar.

- Aos 9 anos descobri que dançar era o que eu queria fazer pelo resto da minha vida, porém no final de 2016 larguei a dança para trabalhar e ajudar em casa, pois tinha feito 18 anos e vi que minha família estava com dificuldades para manter a casa. Não consegui ficar muito tempo longe, então descobri o Ritmos Grupo de Dança que tem ensaios no fim de semana na Casa da Cultura de Itatiaia. Assim consigo conciliar o trabalho com a dança e manter vivo meu sonho de ensinar essa arte que me conquistou - expôs Thifany Guedes, de 18 anos, moradora da Vila Esperança.

Em Itatiaia, diversidade de ritmos é o que não falta. A Casa da Cultura oferece aulas de Jazz, Ballet, Danças Urbanas, Contemporâneo e Dança Mix. Há ainda atividades de Quadrilha e Dança Finlandesa que entraram para a grade de cursos de 2017 com objetivo de fortalecer a cultura local.

As inscrições para aulas de dança na cidade podem ser feitas até maio na Casa da Cultura que fica Rua Antônio Gomes de Macedo, 331, Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 12 e de 13h30min às 17h. No ato da inscrição é necessário apresentar duas fotos ¾, cópia do comprovante de residência, cópia da certidão de nascimento ou identidade e atestado médico. No caso de menores de idade, os pais ou responsáveis devem levar uma cópia da identidade. Informações podem ser obtidas através do telefone (24) 3352-2077.