Matérias - 19/05/2017 | 08h25m
Pinheiral promoveu Fórum da Pessoa com Deficiência
Pinheiral
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Diretos Humanos, realizou quinta-feira, 18, no Centro Comunitário do Varjão, o “I Fórum da Pessoa com Deficiência” com o tema: “Um olhar sobre os direitos da pessoa com deficiência e suas novas perspectivas e desafios”. O evento contou com uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), durante a solenidade de abertura e com a apresentação da fanfarra da Apae-Pinheiral.
O evento contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Sediene Maia e dos secretários de Saúde, Everton Alvim, de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello e de Ambiente e Desenvolvimento Rural, Raimundo de Sá e Souza.
Os secretários falaram da importância das secretarias trabalharem em conjunto para fortalecer e garantir o acesso das pessoas com deficiências aos seus direitos.
A vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia, falou de como tem cuidado do tema na Educação e que visa melhorar os serviços oferecidos no setor.
“Na educação hoje trabalhamos com 32 crianças com necessidades especiais diversas e para cada criança temos um cuidador. Ainda buscamos caminhos para oferecer o serviço do jeito que a gente deseja, com a maior eficiência possível. Todo cidadão tem que ter o seu direito garantido, seja na Educação, Saúde ou Assistência Social. Não podemos mais tolerar a exclusão, faremos o possível para que todos sejam incluídos”, disse.
Para o secretário de Saúde, Everton Alvim, o serviço público não pode ser omisso e o segredo é trabalhar em conjunto para chegar ao objetivo traçado.
"O serviço público tem que trabalhar em conjunto para poder oferecer as pessoas com deficiência o acesso aos serviços que o restante da população tem, entendendo sempre a necessidade que eles possuem e nos adaptando no que for necessário para a garantia desses direitos. Não podemos nos omitir, pois eles precisam desses serviços e unidos conseguiremos fazer muito mais”, disse.
A secretária de Assistência Social, Patrícia Rivello, alertou sobre o que preconiza o Plano Nacional da Pessoa com Deficiência e destacou que a cidade está trabalhando para cumprir.
“O Plano Nacional garante acesso à educação, inclusão social, atenção da saúde e acessibilidade e Pinheiral é uma prova que estamos formando essa rede de cuidado, principalmente com as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social. Vamos continuar avançando nesse sentido”, disse.