Quatis - 24/05/2017 | 08h53m
Defesa Civil de Quatis interdita Ponte Suspensa
Quatis
Existente há mais de 80 anos, entre os bairros Biquinha e Pilotos, no Centro, a ponte suspensa sobre o Ribeirão dos Quatis foi interditada terça-feira, 23, pela Defesa Civil do Município. A interdição vale por 48 horas. Durante esse período, agentes do órgão, que é subordinado à Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, darão continuidade à realização de reparos na travessia. A previsão é de que a ponte seja reaberta quinta-feira, 25.
O coordenador da Defesa Civi, Douglas Alves Ramos, esteve no local para verificar as condições de segurança dessa travessia. Recentemente, a prefeitura havia substituído os cabos de aço que servem de apoio para a travessia dos moradores de um bairro ao outro, revestindo-os com canos de PVC. No entanto, ao verificar o estado atual dos cabos de aço instalados sob o piso da ponte, Douglas constatou que os mesmos estavam se soltando em alguns trechos, motivo pelo qual ele decidiu imediatamente pela interdição.
- Essa medida visa garantir as condições de segurança dos moradores que utilizam diariamente a ponte suspensa para atravessar da Biquinha em direção ao Bairro Pilotos, e vice-versa. Os cabos de aço que dão sustentação ao piso de madeira não se soltaram totalmente, mas em alguns pontos, contatamos o rompimento parcial dos suportes. Com objetivo de evitar acidentes, vamos realizar os reparos necessários em dois dias, incluindo consertos no piso de madeira e posteriormente liberar o uso da ponte - disse Douglas, que informou no começo da tarde de terça-feira, ao prefeito Bruno de Souza (PMDB), a necessidade do fechamento temporário da travessia.
A ponte suspensa interditada começa nas proximidades da Fonte Antônio Jacinto Sampaio Filho, a Biquinha, um dos pontos turísticos mais importantes do município. A travessia até o Bairro Pilotos tem aproximadamente 25 metros de extensão por um metro de largura, sendo que a altura entre a ponte e o leito do Ribeirão Quatis se aproxima de cinco metros. Durante o período de interdição da ponte, os moradores do Bairro Pilotos terão acesso ao Centro pela Rua Antônio Teixeira Franco.