Matérias - 29/05/2017 | 09h39m
Guarda Municipal participará de curso na selva
Quatis
Cinco agentes da Guarda Municipal participarão nos dias 14, 15, 16 de junho, a partir de 16 horas, no Parque Nacional do Itatiaia, da próxima etapa do Treinamento e Instrução de Sobrevivência na Selva e em Ambientes Hostis. Uma das ações voltadas ao aprimoramento profissional da corporação, o treinamento será promovido pela organização sem fins lucrativos Missões Urbanas do Brasil, que se localiza no bairro Cidade Alegria (Resende).
Os guardas inscritos para o curso em junho são Juliana Souza, Júlia Maria Maia, Adriano Cézar Rabelo, Leonardo Santos e Rafael de Oliveira. Durante o treinamento, cuja carga horária será de 70 horas, os agentes serão capacitados sobre os seguintes temas: “Regras gerais de sobrevivência”, “Obtenção de água”, “Obtenção de alimentos de origem vegetal e animal”, “Construção de abrigos improvisados”, “Resgate de feridos”, “Armadilhas de caça e pesca”, “Técnicas de resgate em altura e na mata”, “Técnicas de Sobrevivência na selva” e “Técnicas de locomoções de feridos”.
O comandante da Guarda Municipal, João Eurico, explica que “o curso amplia as iniciativas realizadas pela corporação com objetivo de estar aprimorando os conhecimentos dos agentes e melhorar os serviços prestados pelos agentes à população”.
Eurico destaca ainda que “o fato de Quatis ser um Município formado por uma grande área de mata, principalmente na zona rural, aumenta a importância do treinamento”. A primeira etapa do treinamento aconteceu no começo de maio.
- Recebemos o convite da organização Missões Urbanas do Brasil para participar deste curso e aceitamos, tendo em vista que o treinamento contribuirá no sentido de ampliar os conhecimentos profissionais dos nossos guardas municipais. A participação dos agentes representa um investimento importante dentro da nossa proposta visando valorizar cada vez mais o trabalho da Guarda Municipal - disse Eurico, q ue assumiu neste mês o comando da corporação, através de uma portaria assinada pelo prefeito Bruno de Souza (PMDB).
O subcomandante da Guarda Municipal, Robson da Silva Medeiros, frisou que durante o treinamento no Parque Nacional do Itatiaia, os agentes usarão os seguintes materiais: calça camuflada; coturno; facão, faca ou canivete; chapéu de selva e lanterna, entre outros itens. A organização do curso colocará à disposição dos guardas em treinamento toda estrutura de apoio, como equipes de busca e resgate; equipe de socorristas; base de apoio operacional; e ambulância de prontidão. O curso tem o apoio da Cruz Vermelha e de militares do Exército.