Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | 15:07

Rio Claro - 31/05/2017 | 08h49m

Rio Claro quer ampliar Patrulha Agrícola

Rio Claro
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura trabalha para ampliar a Patrulha Agrícola. O projeto segue as orientações da Política Agrícola Nacional e tem como objetivo disponibilizar maquinário e equipamento aos agricultores que não possuem.

São oferecidos serviços de preparo de solo para plantio (incluindo a aração e gradeamento), ensilagem, limpeza de açudes e manutenção das estradas vicinais. As ações são focadas no micro, pequeno e médio produtor rural, preferencialmente os enquadrados na Agricultura Familiar.

No início deste mês de maio, o vice-prefeito, Babton da Silva Biondi, recebeu na prefeitura o Superintendente Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Essiomar Gomes Da Silva, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Cid Magalhães Silva Júnior, e o Subsecretário de Agricultura, João Emílio Fernandes Rodrigues, para conversarem sobre a possibilidade de apoio ao projeto pelo Governo do Estado

Segundo João Emílio, atualmente 30% da merenda escolar é fornecida por produtores de Rio Claro. A ideia é utilizar a Patrulha Agrícola para alavancar a capacidade de produção no município.

“É necessária a ampliação da Patrulha e um atendimento mais frequente para atender o ciclo de produção que é mais rápido na horticultura”, afirmou o Subsecretário, que também explicou o funcionamento e as necessidades do programa. São duas fases:

Fase 1: atender todos produtores castrados.

Fase 2: ampliar e tornar o programa sustentável financeiramente para beneficiar cada vez mais produtores de maneira eficiente.  

Ampliação da Patrulha Agrícola
Geralmente, uma máquina trabalha de 4 a 8 horas na propriedade e existem custos para sua manutenção e abastecimento, além da necessidade de um operador. O Subsecretário de Agricultura mostra que, para manter e ampliar a Patrulha Agrícola é necessária a cobrança de uma taxa justa. A medida está sendo discutida com os interessados no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, para que seja totalmente acessível ao pequeno produtor. A proposta de contribuição com uma taxa de serviço tramita e se aprovada, proporcionará serviço de maior qualidade com mais frequência ao produtor rural de Rio Claro.

As solicitações de serviço podem ser feitas na Secretaria de Meio Ambiente, que fica na Avenida João Batista Portugal, 223, Centro, de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas. Informações podem ser obtidas através dos telefones 3332-1292  / 3332-1717 - ramal 444.