Matérias - 31/05/2017 | 10h42m
Ciclone Mora deixa 7 mortos em Bangladesh
Bangladesh
O ciclone Mora deixou em sua passagem pelo sul de Bangladesh pelo menos sete mortos e 60 feridos, além de danificar 60 mil casas e afetar 56 mil famílias, segundo os últimos dados divulgados quarta-feira, 31, por uma fonte do governo.
O Mora, que chegou ontem ao país em forma de tempestade tropical, causou quatro mortes e deixou 60 feridos no distrito de Cox Bazar, outros dois mortos em Rangamati e um em Bhola, afirmou um porta-voz do Departamento de Gestão de Desastres.
Os danos à propriedade privada foram enormes, com pelo menos 19.768 casas seriamente danificadas e outras 38.112 ficaram parcialmente destruídas, sobretudo nos distritos de Cox Bazar e Chittagong.
Antes da chegada do ciclone, 2 milhões de pessoas tinham saído de suas casas, sendo que 500 mil delas foram para 3,8 mil refúgios.
O Programa de Preparação de Ciclones em Bangladesh disse que foram mobilizados 56 mil voluntários em 18 distritos, para que ninguém ficasse em situação vulnerável.
Uma das comunidades mais afetadas pela chegada do Mora foi a dos refugiados Rohingyas, com dois acampamentos com 33 mil pessoas na fronteira de Bangladesh com Myanmar, por onde entrou o ciclone.
Bangladesh é palco de ciclones duas vezes ao ano, entre abril e maio e outubro e novembro, respectivamente, devido à sua posição geográfica no Golfo de Bengala.