Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | 12:42

Matérias - 05/06/2017 | 08h27m

GLARC comemora um ano de existência

Rio Claro
Foi realizado um sarau musical em comemoração ao aniversário de um ano de criação do Grupo Literário e Artístico de Rio Claro (GLARC), na Casa da Cultura Manoel Gonçalves de Souza Portugal.

O evento teve apresentação músical com a cantora Kátia Faustino, o músico Marquinhos e a cantora mirim, Sophia Fonseca, e muita poesia, com performances poéticas entre os fundadores e a plateia. Participaram também, Erasmo Azevedo, com caricaturas de personalidades, Fafita Morales e Eunice Azevedo com pinturas a óleo.

Estiveram presentes a secretária de Educação, Elizabete Conceição dos Santos, a vice-diretora do Colégio Estadual Fagundes Varela, Márcia Leone, e a professora Clarice Figueiredo, com alunos e membros da comunidade.

Está previsto o lançamento do primeiro livro de poesias do Grupo, motivo da próxima reunião, no segundo semestre.

Saiba mais sobre o GLARC
Christiano Pereira do Amaral, um dos fundadores do Grupo, conta que o GLARC é independente e foi criado em 23 de maio de 2016, pelos membros fundadores: Christiano Pereira do Amaral, Edison Britto, Eracildes Azevedo, Erasmo Carlos Azevedo, Euneide Azevedo Britto, Eunice de Fátima Azevedo, Gláucia Rodrigues Altmann, Ivan de Moura Portugal, Cidinha Machado e Noemia Cristina Gusmão da Penha. O patrono é o poeta Luís Nicolau Fagundes Varela.

Christiano enfatiza que o objetivo é fortalecer a cultura na sua diversidade e a produção literária local.
“Tudo começou com uma conversa entre amigos sobre como fazer cultura na cidade e resolveram chamar outros amigos para uma reunião”, disse.

Hoje, as reuniões acontecem quinzenalmente e são realizados regularmente saraus musicais, oficinas de bolsas poéticas, contação de histórias e restauração de livros.

O GLARC tem apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer e da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.