Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | 10:30

Quatis - 16/06/2017 | 11h52m

Quatis apóia projeto de Dança Ritmos

Quatis
Em reunião realizada esta semana, no Centro Administrativo do Município, com alunos e professores do projeto de Dança Ritmos Quatis o prefeito Bruno de Souza (PMDB), reafirmou o apoio da prefeitura para esta iniciativa de inclusão social, que atualmente atende mais de 300 crianças e adolescentes. O encontro contou também com as presenças do vice-prefeito Ralfen do Carmo Teixeira (PSC) e do vereador Fernando Maninho (PTdoB).

O número de alunos atendidos pela iniciativa aumentou em cinco vezes durante a primeira gestão de Bruno à frente da administração municipal (2013-2016), uma vez que, no começo do primeiro mandato, o projeto atendia 50 crianças e adolescentes. Segundo ele, “a prefeitura jamais poderia deixar de estimular a continuidade e o fortalecimento do Ritmos Quatis diante do grande alcance social da iniciativa para revelação de novos talentos e a formação cidadã dos alunos atendidos”.

- O projeto Ritmos Quatis é um dos sinais concretos do trabalho realizado pela prefeitura com o objetivo de oferecer alternativas de inclusão social aos segmentos da infância, adolescência e juventude do nosso Município. Concordamos com o entendimento segundo o qual a construção de um amanhã melhor para nossos jovens que passa diretamente por ações sociais também relacionadas à área da cultura - destacou Bruno, frisando ainda que “o projeto ajuda a elevar o nome da cidade na região sul fluminense e até em outras regiões do estado do Rio de Janeiro”.

Os ensaios das turmas de alunos do Ritmos Quatis acontecem de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 17 horas, no Núcleo Cultural de Quatis, que se localiza na doutor Jorge Lisboa, 20, no Centro. O tempo máximo de ensaio diário para cada turma é de uma hora. As aulas são ministradas pelos professores Jefferson, Yuri Willian, Thiago Salles, Mayara Farias e Laya Souza, os quais têm o auxílio de estagiários na realização das atividades. Entre os ritmos que fazem parte do aprendizado dos alunos matriculados estão jazz, dança livre e danças urbanas.

As apresentações do projeto acontecem não apenas em Quatis, mas também em outros municípios do sul fluminense, e até mesmo em outras regiões do estado do Rio de Janeiro. Nos anos de 2015 e 2016, por exemplo, os alunos de Quatis participaram do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, evento que reúne grupos de várias regiões do Brasil e até mesmo do exterior.

O Ritmos Quatis se apresentou também em festivais de dança realizados em Volta Redonda, Itatiaia e Porto Real. Ao longo dos últimos quatro anos, o projeto tem realizado espetáculos anuais no teatro monumental da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), em Resende.

O vice-prefeito Ralfen do Carmo Teixeira destaca a participação das famílias no aprendizado das crianças e adolescentes matriculados. Ele lembra que os pais participam desde a preparação das roupas usadas pelos alunos durante os ensaios e as apresentações até a preparação dos cenários para a realização dos espetáculos.
- Com isso, o projeto Ritmos Quatis ajuda também a estreitar ainda mais os laços de convivência entre os alunos e os seus familiares. Trata-se de uma iniciativa que proporciona inúmeros benefícios sociais aos moradores do nosso Município - concluiu o vice-prefeito.