Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | 06:47

Valença - 03/07/2017 | 07h28m

Valença sedia II Festival Inverno Musical

Valença
O município sedia a partir de sábado, 1º de julho, a 2ª edição do Festival Inverno Musical. Uma programação variada acontecerá entre o dia 1º e o dia 16, com aproximadamente 40 apresentações ocorrendo em diversos locais da sede e distritos, totalmente gratuitas. Os concertos serão baseados em diferentes estilos musicais, desde a música erudita e popular até o jazz e o chorinho. A organização do Festival é da Orquestra de Cordas do Jardim Valença.

Entre as atrações previstas, haverá a do grupo Accioly Músicos Profissionais, de Valença, que foi criado este ano e é dirigido pelo pianista Diego Accioly. O grupo foi criado para aberturas em cerimônias, em especial, matrimônios. Outro atrativo será a vinda da Cia de Ópera Quinteto Imperial do Rio de Janeiro, que é regido por Fernando Portugal e operou em outras companhias de ópera, tal como a Cia de Ópera da Escola de Música Villa Lobos. O grupo procura articular grandes obras do século XIX que eram apresentadas do Vale do Paraíba no período áureo dos barões do café. O grupo se destaca por sua pesquisa histórica que envolve até seu figurino e joias do período imperial brasileiro.

Sidney Gonçalves, de Juiz de Fora, também virá a Valença. Ele possui extenso currículo na música, sendo aluno de grandes nomes da música brasileira, como o Professor Moisés Alves, que é spalla da Orquestra Sinfônica de Brasília. A programação conta, logicamente, com a participação da Orquestra de Cordas do Jardim Valença, fundada em 2010 e regida pelo maestro Antônio Carlos da Silva. Em seu repertório, uma mescla de música popular brasileira, erudita e clássicos do cinema internacional.

PARCERIA SOCIAL
Segundo Antônio, idealizador do Festival Inverno Musical, o objetivo do evento é levar música de qualidade e de graça para a população. Ele conta que a Orquestra de Cordas realizava apresentações em algumas igrejas em 2014 e no ano passado, decidiu criar o Festival para trazer outros grupos para se apresentarem na cidade. Antônio lembra que, na 1ª edição ocorreram 31 concertos em igrejas, escolas e praças. O idealizador lembra que o Festival Inverno Musical é custeado com doação de pais, amigos e comerciantes parceiros da Orquestra, além de que todos músicos participando do evento não cobrarem cachê.

- O festival é fruto de uma grande parceria entre a orquestra e a comunidade valenciana - disse Antonio.

A novidade deste ano é que haverá apresentação todos os dias, diferente do que ocorreram em 2016, quando as apresentações ocorriam apenas nos finais de semana. Outra boa notícia está no final da programação. A própria Orquestra de Cordas do Jardim Valença se apresentará no encerramento do II Festival Inverno Musical, com a participação de vários convidados.