Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | 06:47

Matérias - 03/07/2017 | 07h55m

Foguete chinês falha durante lançamento

Ilha de Hainan
O lançamento pela China de um novo foguete para cargas pesadas, o Longa Marcha-5 Y2, transportando o que o governo disse ser o satélite mais pesado desenvolvido no país, fracassou domingo, 2. A informação foi divulgada pela agência estatal de notícias Xinhua.

O mesmo tipo de foguete era esperado para ser o veículo transportador da mais recente sonda lunar da China neste ano. Não ficou claro como o cronograma dessa missão poderá ser afetado pelo fracasso no lançamento do satélite.

O presidente chinês, Xi Jinping, tem priorizado o programa espacial da China para fortalecer a segurança e a defesa nacionais e o governo tem afirmado que seus esforços na área são uma iniciativa puramente pacífica.

"Uma anomalia ocorreu durante o voo do foguete", disse a Xinhua depois que o foguete explodiu após o lançamento na ilha de Hainan. "Investigações serão realizadas", afirmou a agência sem dar mais detalhes.

Missão à Lua
Uma autoridade do país também afirmou à agência estatal que a China está se preparando para uma missão tripulada à Lua. Em 2003, o país colocou um astronauta no espaço através de seu próprio foguete.