Quatis - 07/07/2017 | 09h06m
Quatis reforça limpeza urbana
Quatis
- Ao contrário da construção de uma escola ou de um posto de saúde, por exemplo, que normalmente têm uma visibilidade maior, os serviços de conservação e manutenção das vias públicas quase não aparecem e não são comentados, mas têm uma importância fundamental no dia a dia da população.
A afirmação foi feita pelo prefeito Bruno de Souza (PMDB), que comentou os novos números recebidos da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos sobre o trabalho de limpeza urbana.
Com relação à pintura do meio-fio, nas últimas semanas, a prefeitura realizou este serviço nos bairros São Benedito, Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, Centro, Alto Paraíso e Biquinha, além da comunidade de Joaquim Leite e do distrito de Falcão, os dois últimos situados na zona rural. Para os próximos dias serão atendidos com este trabalho os bairros Jardim Pollastri, Mirandópolis, Pilotos, Barrinha, Jardim Independência e Loteamento Boa Vista.
- O planejamento da nossa administração é no sentido de que cada bairro receba os serviços de pintura de meio-fio pelo menos uma vez a cada dois meses, em razão da importância deste trabalho ao cotidiano dos moradores da cidade, além do fato de que esta ação contribui também para o embelezamento dos bairros da área urbana e das comunidades rurais - disse o prefeito, explicando que o trabalho de pintura de meio-fio normalmente é acompanhado pelo serviço de capina.
A Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos do Município divulgou o levantamento sobre o recolhimento de lixo e entulho realizado durante o mês de junho. Segundo este balanço, foram retirados 192 caminhões de detritos em vários bairros e localidades da zona rural, entre eles Barrinha, Mirandópolis, Pilotos, Jardim Pollastri, Bondarowsky, Joaquim Leite, Centro, Jardim Independência, Alto Paraíso, Loteamento Céu Azul, Água Espalhada, Nossa Senhora do Rosário e Santa Bárbara. Só na Barrinha, que se localiza na entrada da cidade, a prefeitura retirou nas últimas semanas o total de 15 caminhões de lixo e entulho.
Pelo menos 18 operários, três caminhões e uma máquina retroescavadeira são mobilizados para o trabalho de limpeza urbana nos bairros e distritos. O prefeito Bruno de Souza reforçou o chamado para que a população ajude a manter as ruas limpas, “pois o acúmulo de lixo acarreta em vários transtornos aos próprios moradores”.
- Além de prejudicar o aspecto visual dos bairros, o acúmulo de detritos nas ruas, avenidas e praças pode aumentar os riscos de doenças, já que este cenário forma o ambiente propício para a proliferação de insetos e outros animais. Outro problema é que o lixo fica acumulado nos bueiros, provocando dessa maneira riscos graves de transbordamentos, inundações e alagamentos na época das chuvas. Faço ainda um apelo a você, que mora em Quatis: evite armazenar areia na calçada, uma vez que material também acaba arrastado pela chuva para os bueiros - disse Bruno.