Matérias - 10/07/2017 | 08h18m
Alunos participam de formatura do PROERD
Pinheiral
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo em conjunto com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, realizaram a cerimônia de formatura de 165 alunos, de 4 a 10 anos, da Escola Estadual Municipalizada Alzira Vargas do Amaral Peixoto, no Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). As ações aconteceram na unidade de ensino.
A vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Sediene Maia, participou da cerimônia e falou sobre a importância do projeto em que policiais militares, fardados e devidamente treinados, com apoio de material próprio, como livros e camisetas desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência em sala de aula.
“Esse projeto está na minha história. Quando fui diretora de escola, tive o prazer de participar do desenvolvimento desse projeto em Volta Redonda e logo depois me acompanhou até quando fui secretária de Educação de Pinheiral, em 2005. Realmente só traz benefício para as nossas crianças, e mostra o lado da Polícia Militar educadora, solidária, que partilha e ajuda. Mostra o outro lado da Policia Militar, que nem sempre é a imagem que a criança ou a comunidade possui”, disse a vice-prefeita.
O aluno, Luis Felipe, de 9 anos, que foi um dos participantes da ação da Polícia Militar na escola, comentou o que aprendeu com o projeto.
“Aprendi que a gente não deve falar com estranho”, disse.
A cabo da Polícia Militar, Flávia Soares Heringer Meireles, explicou a importância do programa não só no combate às drogas, mas principalmente para a segurança da criança.
“O programa voltado para a Educação Infantil, auxilia na proteção pessoal dessas crianças. Para o público a partir do 5º ano, focamos o combate as drogas. O PROERD é uma importante parceria entre a Polícia Militar, as famílias e as escolas”, disse.
O avô de um dos alunos formados pelo programa, Arildo de Souza Lima, do bairro Chalet, deu sua opinião sobre o projeto.
“Achei interessante, pois é muito importante para nossas crianças. Em tempos de violência, como encontramos em nosso Estado, é importante esse contato. Estou satisfeito”, declarou.