Itatiaia - 12/07/2017 | 08h39m
Alunos de Itatiaia visitam Parque Nacional
Itatiaia
A Escola Municipal Campo Belo realizou um passeio a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia com os alunos vencedores do 1º concurso de fotografia, realizado na escola, sobre Meio Ambiente.
Ao todo, seis alunos foram premiados sendo eles Beatriz, Micael e Gissele, do 4º ano e Rubiane, Sarah e Kayllaine, do 5º ano, que foram ao passeio acompanhado de quatro professores da unidade.
- Além de valorizar o empenho pela participação no concurso, a ida a parte alta do Parque teve como objetivo conhecer a nascente do Rio Campo Belo, que é trabalhado nos projetos de meio ambiente em sala de aula e encantar as crianças com a beleza natural que temos em nossa região - destacou a Diretora da escola, Cleuza Siqueira Monteiro Frech.
O tema do concurso foi “A consciência garante nossa sobrevivência” e as fotos foram produzidas pelos 26 alunos do 4º e 5º ano no bairro em que moram. Os participantes do concurso fizeram no mês de junho uma visita a um sítio local para plantar mudas de árvores na nascente do Rio Acará, também estudado por eles.
- Adorei participar do concurso e o passeio ao Parque Nacional foi maravilhoso. Achei muito legal porque sempre quando andávamos só víamos o verde, as árvores, os animais e lá é um lugar que traz esperança de que o planeta pode mudar. As nascentes são lindas e eu percebi que as pessoas podem cuidar melhor da natureza e mudar o mundo - contou Sarah, aluna do 5º ano.
Segundo a professora do 4º ano, Marcele Franco, a maioria dos alunos não conhecia a parte alta do Parque, que é um famoso ponto turístico da região.
- Foi interessante nossa ida, pois mostramos in loco a vegetação de altitude que não temos aqui e eles haviam estudado. Pudemos observar as aves e marcações de pesquisas que estão sendo feitas dentro do parque. Ensinamos durante o percurso sobre história e geografia ao explicar sobre a estrada local e o presidente da época. Foi uma grande oportunidade para eles e para nós como professores essa experiência de ensino ao ar livre. Eles disseram que nunca esquecerão esse passeio e eu realmente acredito que não vão - disse a professora.