Matérias - 12/07/2017 | 08h47m
Agentes de Saúde aprovados começam a trabalhar
Quatis
Aprovados no processo de seleção realizado no começo deste ano pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, os seis agentes comunitários de saúde tomaram posse em suas funções e foram encaminhados às unidades do Programa Saúde da Família para iniciar os trabalhos. Com a contratação destes novos servidores, o número de agentes comunitários atuando em bairros da área urbana e nas comunidades rurais subiu para 28.
Os agentes empossados hoje foram Ângela Maria da Silva Santos, Maria Luíza de Souza Alfredo (ambas vão trabalhar no bairro São Benedito), Bruna Teixeira de Araújo Martins da Silva (Jardim Pollastri), Nilta Cyrilla Anselmo (Barrinha), Rayssa Hipólito Nunes (Água Espalhada) e Tatiane Campbell de Moura Mathias (distrito de São Joaquim).
A posse dos aprovados no cargo de agente de combate a endemias será realizada nos próximos dias. Inicialmente, estava previsto apenas a contratação de um agente de combate a endemia, mas posteriormente um dos agentes lotado no quadro da Secretaria Municipal de Saúde pediu desligamento, daí a abertura de mais uma vaga para a mesma função.
O prefeito Bruno de Souza (PMDB) salientou que a ampliação do número de agentes comunitários de saúde faz parte das ações da administração municipal voltadas à área da saúde preventiva. Segundo ele, além de trabalhar na orientação junto aos moradores sobre os cuidados contra doenças, os agentes comunitários são responsáveis pelas visitas domiciliares aos pacientes cadastrados nas unidades do Programa Saúde da Família, através das quais acompanham o uso dos medicamentos, encaminham os pedidos de exames e marcam as consultas com os médicos, entre outros procedimentos.
Em média, os agentes realizam visitas de pelo menos 1.300 pacientes por mês, levando-se em conta o balanço sobre este procedimento ocorrido no primeiro quadrimestre (6.604 visitas). Esse segmento de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde trabalha sob o sistema de contrato regido pelas normas da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), cumprem jornada semanal de 40 horas e recebem o salário de R$ 1.014,00. Os recursos são repassados ao Município pelo Ministério da Saúde.
- Desde o nosso primeiro governo, no período de 2013 a 2016, estamos investindo na saúde preventiva como forma de evitar que as pessoas fiquem doentes ou tenham os seus problemas de saúde acompanhados mais de perto pelo Município, o que facilita o diagnóstico e o tratamento. A prevenção é uma ferramenta fundamental e neste sentido os agentes comunitários e de endemias tem um papel primordial na orientação às famílias - disse o prefeito.
Além dos seis agentes empossados nesta semana, a prefeitura formou também cadastro de reservas para as seguintes comunidades: Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Pilotos, Bom Retiro, Joaquim Leite, Jardim Independência, Santo Antônio, Santa Bárbara, Jardim Pollastri, Centro, Bondarowsky, Alto Paraíso, Falcão e Santana.
O processo de seleção para admissão dos novos agentes comunitários de saúde teve prosseguimento no dia 25 de março passado com a realização da prova objetiva e da redação, ambas realizadas no CIEP Municipalizado Marciana Machado D`Elias (bairro Nossa Senhora do Rosário). Um total de 222 candidatos se inscreveu para participar destas etapas do processo. Na etapa posterior, os aprovados participaram de um curso de formação promovido no auditório do Centro Administrativo da prefeitura, onde aprenderam quais eram atribuições dos agentes comunitários. Com relação à função de agente de combate de endemia, foram 48 candidatos inscritos.
