Sexta-feira, 1 de agosto de 2025 | 20:44

Matérias - 31/07/2017 | 06h30m

Secretaria de Saúde capacita agentes comunitários

Volta Redonda
Foi realizado no auditório da Secretaria de Saúde mais um módulo do curso “Plantas medicinais e fitoterápicos”, destinado aos agentes comunitários de Saúde. A iniciativa faz parte de um projeto de inclusão de plantas medicinais como complemento ao atendimento nas unidades básicas. O curso é quinzenal e composto por seis aulas.  Desta vez, a palestrante foi a farmacêutica Bettina Monika Ruppelt, da Universidade Federal do Paraná, campus Palotina. 

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, ressaltou que este curso também faz parte da estratégia de capacitações e atualizações.
“O objetivo do curso é capacitar os agentes comunitários no uso de plantas medicinais e fitoterápicos, proporcionando a discussão do conhecimento tradicional ou popular. Assim nós estamos alinhando o conhecimento científico ao popular, proporcionando o uso seguro de plantas medicinais. Essas capacitações também fazem parte de um projeto futuro da SMS em implantar hortas de plantas medicinais nas unidades básicas. Assim a população vai ter acesso a essas plantas de forma mais fácil e segura”, disse o secretário.

A sub-secretária de Saúde, Helia Paula Brum Maia, explicou que a previsão é formar todos os agentes comunitários de saúde.
“Os agentes comunitários serão capacitados para que saibam o seu papel na comunidade. Precisamos que eles sejam o elo entre a família e o Programa de Saúde da Família. O papel do agente é fundamental para desenvolvermos qualidade na Saúde e conseguirmos atingir nossos indicadores”, enfatizou.       

O prefeito Samuca Silva reforçou que a Saúde é uma das prioridades de seu governo e que as capacitações são fundamentais para que a população receba um atendimento cada vez melhor.
“É através das capacitações que conseguiremos essa melhoria no atendimento da área de Saúde. A secretaria acatou minha solicitação e tem investido nesses cursos e palestras que têm apresentado resultados positivos”, contou.

No primeiro módulo do curso, os agentes fizeram entrevistas com os moradores sobre as plantas em suas casas, sobre o modo de uso e onde adquiriram determinada planta. Em 15 dias uma nova turma de agentes comunitários será capacitada. O próximo tema será ‘Compostagem e horta vertical’.

A agente Elenice de Fátima Candido da Silva trabalha na UBSF do bairro Jardim Belmonte. Ela colocou em prática o que vem aprendendo na capacitação.
“Estou achando ótimo o curso e compartilhei esse conhecimento com a população. Eu ganhei uma muda de citronela de um rapaz do bairro e ele disse que era capim-cidreira. Então eu identifiquei pela aparência e pelo cheiro que não era o tipo de planta que ele achava. O curso está dando resultados”, contou.