Terça-feira, 29 de julho de 2025 | 18:40

Matérias - 30/08/2017 | 10h20m

Cazaquistão inaugura banco de urânio pouco enriquecido

Öskemen
O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, inaugurou na cidade cazaque de Öskemen, o banco de urânio pouco enriquecido da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), organização autônoma das Nações Unidas.

Nazarbayev entregou as chaves da instalação ao diretor-geral da AIEA, Yukiya Amano, e propôs sediar uma cúpula mundial sobre segurança nuclear na capital cazaque, Astana. "Houve uma cúpula por iniciativa americana. Agora o Cazaquistão está preparado para iniciar a renovação da cúpula mundial de segurança nuclear", disse o presidente, que defendeu a busca de uma solução entre todos países com capacidade nuclear.

"Proponho legalizar a situação de todos Estados nucleares de fato e convocar uma cúpula de países nucleares para discutir conjuntamente a solução para este problema global", disse.

Nazarbayev se referiu também às sanções dos Estados Unidos contra a Rússia, o que, ao seu ver, preocupa toda humanidade por se tratar de um aumento das tensões entre os dois principais Estados nucleares do mundo.