Terça-feira, 29 de julho de 2025 | 06:42

Matérias - 01/09/2017 | 08h59m

Campanha de vacinação antirrábica começa pelos distritos

Barra do Piraí
A Nova Saúde começa segunda-feira, 4, a campanha de vacinação antirrábica. De acordo com a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Adriana Garcia, a primeira etapa será feita, durante todo mês de setembro, nos distrito, começando por Vargem Alegre, seguindo para São José do Turvo, Dorândia, Ipiabas e Califórnia.

A raiva é uma doença letal transmitida através de um vírus que pode afetar os cães, gatos e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida. É preciso compreender que nem toda mordida de cão ou gato transmite a raiva. É necessário que o animal seja portador do vírus para que haja a transmissão da doença.

A veterinária Adriana, explica que a vacinação acontecerá por bairros, coordenada pelo departamento de Zoonoses da Nova Saúde, sempre de 8 às 13h. A estimativa é de que a campanha imunize, em média, 13 mil animais. “Ano passado, tivemos quase 12 mil animais vacinados. Acredito que bateremos essa meta em 2017. A própria população está bastante engajada no projeto”, disse.

O único tratamento para a raiva é a vacina, porém, existem grupos de animais que não podem ser vacinados: fêmeas gestantes ou lactantes, animais abaixo de quatro meses de idade, doentes e com problemas de pele

A vacina surte efeito de imunização somente para os animais. Caso uma pessoa seja mordida por um cachorro infectado, por exemplo, deve limpar o local ferido com água e sabão neutro. Em seguida, procurar atendimento no Polo de Emergência Municipal, para receber os primeiros cuidados e o encaminhamento para o Posto de Saúde Albert Sabin, que funciona como polo de profilaxia da raiva.