Matérias - 01/09/2017 | 09h00m
Prefeitura pede à população que economize água
Quatis
A Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, divulgou um chamado à população para que economize água. O pedido ocorreu em razão de reclamações sobre falta d`água nos bairros Bondarowsky e Jardim Independência, que se localizam, respectivamente, na região central e acima da linha férrea. O titular da Secretaria de Obras, César Salazar, admite que há riscos de outros bairros serem afetados pelo problema, principalmente as comunidades situadas na parte alta da cidade, caso o uso de água não seja controlado por parte dos moradores.
O secretário disse que dois motivos explicam os problemas registrados esta semana no abastecimento de água. Uma das razões é o baixo nível dos reservatórios devido ao pouco volume de chuvas nas últimas semanas. O outro motivo está relacionado aos possíveis vazamentos na rede distribuidora que abastece os imóveis de todos os bairros a partir da estação de tratamento de água do bairro Bondarowsky.
Técnicos do DAE (Departamento de Água e Esgoto), órgão ligado diretamente à Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos do Município realizam inspeções em toda rede distribuidora para identificar os pontos onde há vazamentos, adotando com isso as medidas necessárias para corrigir as falhas.
- Ao longo do ano, temos garantido o abastecimento de água aos moradores. Mas com a ocorrência de problemas pontuais torna-se necessário fazer um apelo à população no sentido não só de evitar o desperdício, mas também de economizar água, pois o risco dos problemas na distribuição chegarem a outros bairros existe. Vamos atuar até mesmo no período da noite para detectar os vazamentos nas redes e solucionar as deficiências no menor espaço de tempo possível - disse o secretário de Obras, acrescentando que mais de quatro mil imóveis são atendidos com água potável.
Os investimentos visando a ampliação do sistema de abastecimento de água estão entre as prioridades do prefeito Bruno de Souza (PMDB) desde o seu primeiro mandato à frente da administração municipal (2013-2016). Em 2014, foi trilhado o primeiro passo neste sentido com a inauguração de mais dois reservatórios construídos em parceria com o Governo do Estado. A implantação desta melhoria representou investimentos da ordem de R$ 8,9 milhões.
O plano de governo do atual mandato do prefeito, prevê a construção de mais um reservatório, além da modernização do sistema de captação e distribuição de água. Os mananciais usados pela prefeitura para captar água e assegurar o abastecimento da população são o Rio Paraíba do Sul (foto), a Represa dos Limas e a Represa do Lavapés.
- É importante lembrar que durante o verão que está se aproximando, a necessidade de evitar o desperdício, economizando água, se torna ainda maior, uma vez que o consumo nesta época do ano costuma aumentar em mais de 30%. Hábitos como evitar molhar a rua, não deixar a torneira aberta, verificar possíveis vazamentos nos encanamentos das residências e não se prolongar durante o banho, podem ser considerados simples, mas representam gestos primordiais para diminuir os riscos de problemas no abastecimento - declarou Cézar Salazar.