Matérias - 15/09/2017 | 10h56m
Atentado duplo no Iraque deixa 83 mortos
Diqar
Pelo menos 83 pessoas morreram e 93 ficaram feridas quinta-feira, 14 , num duplo atentado e um ataque armado na província de Diqar, no sul do Iraque, de maioria xiita. Segundo uma fonte de segurança local, dois carros-bomba explodiram coincidindo com um ataque armado contra o restaurante Fedek, situado a cerca de 80 quilômetros a oeste de Nasariya, em Diqar.
Segundo o diretor-geral de Saúde de Diqar, Yasem al Khaldi, o número de mortos subiu para 83 nas últimas horas. Uma fonte de segurança disse que entre os mortos há cidadãos iraquianos, mas não explicou se eles estavam realizando uma visita religiosa à província de maioria xiita, onde há vários lugares sagrados de peregrinação para essa orientação do islã.
A emissora de tv iraquiana Al Sumaria informou que homens armados com uniforme militar chegaram em dois carros ao restaurante, onde entraram e abriram fogo contra os clientes. Depois, os atacantes foram a um posto de controle das forças de segurança onde explodiram um dos veículos e dispararam causando mais vítimas.
O múltiplo atentado foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI), que costuma ter entre os seus alvos os xiitas no Iraque, onde esta seita do Islã é maioria. A agência de notícias Amaq, filiada aos extremistas, assegurou que "dezenas de xiitas" morreram num ataque suicida e vários ataques armados contra um posto de controle e um restaurante.
A violência aconteceu um dia depois do primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, ter visitado a província de maioria xiita, que se caracteriza por sua segurança e estabilidade.