Segunda-feira, 28 de julho de 2025 | 13:10

Matérias - 20/09/2017 | 08h22m

Agentes de Endemias participam de capacitação

Piraí
Agentes de Combate de Endemias (ACE) do município e região participam de uma capacitação do uso de reconhecimento geográfico e aprimoramento do Sistema de Posicionamento Global (GPS). Com duração de duas semanas, o curso segue até sexta-feira, 22.

O treinamento é realizado pelos técnicos de Vigilância da Secretaria Estadual de Saúde e tem o objetivo de aprimorar o mapeamento das áreas urbanas e rurais para utilização em atividades e programas na área da Saúde.  Além dos Agentes de Piraí, participam os de Resende, Vassouras, Porto Real e Rio Claro.

Os técnicos Onildo Gaudino da Silva e Ilnoel Nascimento Mendes explicaram que o trabalho parte dos mapa dos municípios e das localizações fornecidas pelo GPS, mas que precisa ir além e ser mais detalhado, já que tem informações que estão desatualizadas ou não constam no programa.
"Esta é a primeira etapa do  projeto: atualizar o mapa com as informações e imagens. Depois partimos para o geoprocessamento, com associação de dados e coordenadas",  explicou Onildo.

"A intenção é de colocar as informações pertinentes à saúde, para realizarmos um controle de Vetores de Doenças mais eficiente, com as indicações específicas", completou Ilnoel.

As ACE Elizângela Lourenço e Adriana Marinho participam representando Piraí.
"Está sendo interessante e servirá para o trabalho de controle da dengue. Com os mapas atualizados, teremos mais acesso aos bairros", disse Elizângela.

"Somos responsáveis por compartilhar o conhecimento adquirido aqui com a equipe e  temos certeza que será muito produtivo e estaremos mais capacitados para atuar na cidade", disse Adriana.