Segunda-feira, 28 de julho de 2025 | 12:27

Quatis - 22/09/2017 | 07h43m

Quatis abre inscrições para Festival de Pipas

Quatis
Com o tema “Por uma cidade saudável e sem cerol”, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, abre segunda-feira, 25, inscrições para o Iº Festival de Pipas do Nossa Senhora do Rosário. As inscrições poderão ser feitas até a sexta-feira seguinte (29 de setembro), de 8 às 17 horas, na sede da Secretaria, que funciona no Centro Administrativo do Município, no bairro Bondarowsky.

Poderão participar crianças na faixa etária de cinco a 14 anos, sendo que os inscritos entre cinco e nove anos de idade terão permissão para serem auxiliados pelos pais durante a competição. O Festival de Pipa será realizado nas imediações do ginásio municipal, que fica no bairro Nossa Senhora do Rosário, na parte alta do município.

Só serão aceitas inscrições de crianças residentes na cidade. No ato da inscrição, elas deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. A competição será dividida nas categorias de Maior Pipa, Pipa Mais Bonita, Pipa Criativa e Menor Pipa. Os vencedores da cada categoria serão premiados com medalhas. O tema é livre.

De acordo com o regulamento da competição, os concorrentes que usarem gilete, linhas cortantes, papel alumínio, linhas metálicas ou qualquer objeto cortante na confecção da pipa ou durante o festival será imediatamente desclassificado. Formada por um juiz principal, um juiz auxiliar e cinco jurados indicados pela Secretaria de Cultura e Turismo do Município, a comissão julgadora avaliará as pipas no chão e no ar, onde elas deverão permanecer pelos tempos de três minutos (mínimo) e cinco minutos (máximo).

Esta será a segunda vez em menos de dois meses que a prefeitura incentiva o hábito de soltar pipa. Durante o recesso escolar de julho, esse costume esteve entre as atrações do Festival de Férias Brincando com o Quati, que foi realizado no Centro e nos distritos de Falcão e São Joaquim, através de uma ação conjunta entre a Secretaria de Cultura e Turismo com a Secretaria de Esportes e Lazer. Durante as edições do evento, a prefeitura promoveu uma oficina de pipas voltada às crianças e aos adolescentes.

O Festival de Férias reviveu também outras brincadeiras antigas da infância, entre elas, modelagem com massinha, pintura de desenho, peteca, boliche, corrida do saco, música, desenho, bambolê, varetas, jogos de dominós, oficinas para a confecção de pipas, “futebolzinho”, dança das cadeiras e pega-pega.